As discussões sobre reprodução de bovinos leiteiros, tema central do 18º Fórum de Produção Pecuária-Leite da Universidade de Cruz Alta, iniciaram no final de semana, no Salão Nobre do Campus, em um pré-evento que antecedeu a programação oficial do evento. O workshop de sábado (17) e domingo (18) teve como convidados dois pesquisadores brasileiros com experiência internacional: Rodrigo Bicalho, professor da Universidade Cornell, e Klibs Galvão, docente da Universidade da Flórida, ambas situadas nos Estados Unidos.
“A ideia de trazer esses palestrantes foi fugir um pouco do que é atualmente discutido hoje no Brasil e trazer uma visão de fora, mas abordada por brasileiros. O Rodrigo e o Klibs são dois médicos veterinários formados aqui no País, mas que desenvolvem pesquisas sobre bovinocultura de leite no exterior. Trabalhamos com biotecnologias e manejos que devem ser reavaliados em algum momento”, comentou o professor da Unicruz Lucas Carvalho Siqueira, um dos organizadores do Fórum do Leite.
O goiano Rodrigo Bicalho deixou o Brasil há 12 anos e hoje é professor na Universidade Cornell, uma das instituições mais conceituadas em Ciências Agrárias do mundo. Segundo o convidado, a academia foi construída propositalmente em uma área rural de Ithaca, dentro de um raio de aproximadamente 50 quilômetros quadrados, para facilitar ao acesso ao campo. O ambiente proporcionado possibilitou o enfoque na atividade leiteira – atualmente a universidade norte-americana possui 40 mil vacas em lactação.
Falando sobre fisiologia e reprodução, Rodrigo falou sobre os avanços recentes em tecnologia genética, destacando o aprimoramento da seleção genômica. “Com o advento do teste de progênie, é possível vermos a ‘promessa’ produtiva de um animal em seus cromossomos. Ao invés de selecionarmos 50 entre um rebanho de mil touros, podemos trabalhar com 100 touros que já serão os melhores. É um salto muito grande na melhoria genética”, explicou.
No domingo o workshop foi ministrado por Klibs, que explanou a respeito de aspectos da fisiologia reprodutiva de bovinos leiteiros, estresse térmico e infertilidade. O professor da Universidade da Flórida também conduzirá uma das palestras da abertura oficial do Fórum do Leite, que será realizada na manhã desta segunda-feira (19) no Clube Arranca. As atividades do evento seguem até terça-feira, quando o programa Rede Leite promoverá um fórum técnico com produtores da região no Sindicato Rural de Cruz Alta.
(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)