CRUZ ALTA – Força Nacional fiscaliza trajeto da Tocha Olímpica no Município

Município foi escolhido como uma das vinte sedes da chama do estado

Representantes da Força Nacional estiveram em Cruz Alta nesta semana, fazendo o reconhecimento e vistoria do trajeto e das instalações por onde a Tocha Olímpica irá passar durante o revezamento.

A Tocha Olímpica vai viajar por todo o Brasil. Serão cerca de 90 dias de revezamento por mais de 300 cidades brasileiras. A chama chegará ao Rio Grande do Sul em julho, cerca de um mês antes do início dos Jogos.

Cruz Alta está confirmada num seleto grupo de cidades gaúchas que receberão a Tocha Olímpica, provavelmente no dia 04 de julho. No total, a chama vai ficar seis dias no Estado e passará por 20 municípios. Na Região Noroeste o fogo simbólico passará também por Ijuí, Santo Ângelo, São Miguel das Missões e Passo Fundo.

O Prefeito Juliano da Silva diz que é uma honra para a cidade receber um evento de porte internacional. E entende que o município de Cruz Alta foi escolhido pela sua história e pelo momento de destaque atual. Ressaltando que a equipe da Força Tarefa da Tocha está trabalhando diariamente para que tudo transcorra de forma organizada e bela nos primeiros jogos olímpicos sul-americanos.

Segundo o Coordenador da Força Tarefa da Tocha e Secretário de Esportes, João Cunha Lopes todas as providências estão sendo tomadas para que o revezamento transcorra de maneira segura e agradável. Afinal o evento colocará Cruz Alta em evidência no cenário nacional e internacional.

Os Jogos Olímpicos acontecem pela primeira vez nas Américas e a cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi à escolhida para receber a competição em 2016. Porém o sentimento olímpico deve se espalhar por todo território nacional com o revezamento da tocha que leva a chama olímpica, que é acessa na Grécia, local da primeira competição.

De lá, a chama viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos no RJ. Serão mais de 10 mil condutores da tocha percorrendo cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas do país. O revezamento encerra no dia 05 de agosto.

Os condutores da Tocha Olímpica devem ser conhecidos em fevereiro de 2016. Os preparativos seguem as orientações dos Comitês Olímpicos: Nacional (COB) e Internacional (COI).

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: