CRUZ ALTA – Feira Municipal de Ciências apresenta trabalhos de sustentabilidade

Cerca de 30 trabalhos foram apresentados durante a 3ª Feira Municipal de Ciências, promovida pela Secretaria de Educação de Cruz Alta, e, neste ano, sediada pela Escola Municipal Professor Frederico Baiocchi.

O evento realizado nesta quarta-feira, 12, enfatizou o tema Sustentabilidade. A partir dele as equipes expuseram muitas ideias e experimentos práticos de interesse de toda a sociedade. Entre os destaques estiveram a agricultura sustentável, a geração de energia a partir do lixo, como transformar pinha em lenha, erva-mate, reaproveitamento de materiais, reeducação alimentar, importância e indicação de chás, lixo orgânico e plantas ameaçadas de extinção, entre outros.

Participaram alunos de 10 educandários de ensino fundamental da rede municipal de ensino: Carlos Gomes, Álvaro Ferreira Leite, Intendente Vasconcelos Pinto, Ticiano Camerotti, Antônio Prevedello, Marcos de Barros Freire, Toríbio Veríssimo, Frederico Baiocchi, Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini.

Receita do experimento de transformação da pinha em lenha, exposto pelos alunos da Escola Marcos Freire, da Fazenda Seival (Talia Nesk, Tiago Nesk, Jean Francio, Luciano Oberhirr e Kauan Duarte):
8 folhas de jornal
Lascas da pinha
Bacia com água
270 g de sal
Modo de fazer: A cada oito jornais, espelhar as lascas de pinhas. Ir montando em camadas até obter três camadas. Enrolar o jornal com as lascas e amarrar com barbante. Colocar dentro da água com sal. Deixar, o embrulho, mergulhado por uma semana. Depois deixar secar um dia no sol e estará pronta a lenha para ser usada, assim preservando o meio ambiente, salvando uma árvore.

(Viviana Lopes – Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: