CRUZ ALTA – Entenda mais sobre Nefrologia

Postado em 11 março 2013 07:42 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A nefrologia é uma especialidade médica a qual o profissional, médico nefrologista, dedica-se ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças relacionadas ao sistema urinário, principalmente às ligadas ao rim.

Cabe a esse profissional diversas atribuições, tais como: prevenção de doenças renais; diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta), de infecções urinárias, de nefrites, de litíase renal (pedra nos rins), de doenças renais císticas, de doença renal crônica, de lesão renal aguda; hemodiálise; diálise peritoneal; transplante renal.

Segundo o diretor técnico da Unidade de Terapia Renal do Hospital São Vicente de Paulo e médico nefrologista Dr. Paulo Ricardo Moreira muitas pessoas são portadoras de doença renal e não têm conhecimento disso. “Os sintomas nem sempre são percebidos já que muitos deles não estão ligados a alterações na micção. Em alguns casos, o sintoma só é notado quando os rins já apresentam falência”.

Fique atento aos sinais que podem alertar sobre alguma alteração renal : dor para urinar, sangramento na urina; vontade constante de urinar; urina com espuma; dor lombar que não muda à movimentação; inchaço nos olhos, face ou pernas; pressão arterial elevada; presença de diabetes; anemia sem causa aparente; náusea; vômitos; sonolência.

Dr. Moreira explica que os rins desempenham como função principal no organismo a remoção de toxinas e excesso de água do indivíduo. “O órgão também auxilia no controle da pressão arterial e da acidez do sangue, bem como, produz hormônios como a eritropoietina que é essencial para evitar anemia”, destaca ele.

Atualmente o HSVP além do Dr. Moreira, conta com mais dois médicos nefrologista, o Dr. Eduardo Pinto de Campos e o Dr. Jorge Bandarra Westphalen. Ambos atendem na Unidade de Terapia Renal que também possui uma ampla equipe composta por um médico vascular, dois médicos urologistas, uma nutricionista, uma assistente social, três enfermeiras especializadas em nefrologia, dezesseis técnicos em enfermagem, uma secretária, duas recepcionistas, duas higienizadoras e dispõe ainda de médicos de sobreaviso 24h.

(Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta)

Postado em 11 março 2013 07:42 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop