CRUZ ALTA – Encerradas as defesas de dissertação da primeira turma do Mestrado em Práticas Socioculturais

Postado em 04 abril 2016 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A defesa da dissertação intitulada “A profissão docente no contexto da educação do campo: reflexões sobre o fazer dos professores da Licenciatura em Educação do Campos (Ledoc) no Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari”, de autoria da mestranda Josete Bitencourt Cardoso, encerrou as defesas da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta. O trabalho foi orientado pela professora Maria Aparecida Santana Camargo e co-orientado pela professora Elizabeth Fontoura Dorneles, e a banca examinadora contou ainda com o professor Dilmar Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e com a professora Sirlei de Lourdes Lauxen.

A pesquisa apresentada no dia 24 de março consistiu na análise dos saberes docentes que orientam as práticas pedagógicas dos professores atuantes na Ledoc do Campus Jaguari, com o fim de compreender como se constitui o saber-fazer desses profissionais. Os resultados apresentados demonstram a importância da investigação quando se dá voz aos sujeitos da pesquisa e, a partir do olhar transpassado pela ciência, se pode transitar, sem fronteiras, entre prática e teoria.

A pesquisa é mais uma produtiva construção que responde às indagações dos primeiros 20 alunos da turma que, há 24 meses, junto com o corpo docente do curso, começou a tecer o acontecimento das 20 defesas realizadas no tempo estabelecido pelo PPG. São resultados científicos que passam a circular e produzir na sociedade novas possibilidades de ação no campo dos saberes e práticas socioculturais e a provocar, no mundo acadêmico, aprofundamento ou até mesmo reconfigurações desses conhecimentos.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 04 abril 2016 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop