Acompanhados da intensa neblina que pairou sobre Cruz Alta na manhã de sábado (30), dezenas de voluntários participaram da Eco Caminhada promovida pelo Centro de Ciências da Saúde e Agrárias (CCSA) da Universidade de Cruz Alta. Realizada na véspera do início da Semana Nacional do Meio Ambiente, a mobilização teve como objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre a preservação da natureza. Compostos majoritariamente por estudantes e professores dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem e Engenharia Ambiental e Sanitária da Unicruz, os grupos percorreram parte dos 6km da Rodovia Municipal Jacob Della Méa, estrada que dá acesso ao Campus, recolhendo resíduos sólidos descartados às margens do local.
“Temos embalagens de balas, copos plásticos, tocos de cigarro… o somatório disso é caótico para o meio ambiente, para a saúde, para a qualidade de vida e para os recursos naturais. Começando com pequenos gestos, podemos conseguir reverter essa situação, mas cada um precisa fazer a sua parte”, alertou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, João Fernando Zamberlan. A Eco Caminhada também teve participação da reitora Patrícia Bianchi, do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Diego Golle, e da diretora do CCSA e proponente da ação, Cleia Baiotto. Os materiais coletados foram agrupados no acostamento da Rodovia e entregues ao caminhão do projeto Profissão Catador.
A Eco Caminhada da Unicruz teve apoio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Cruz Alta, que prestou auxílio na sinalização dos condutores de veículos durante o evento.
(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)