CRUZ ALTA – Docente que criou a Formatura Crioula do curso de Direito recebe a Comenda João de Barro

Postado em 30 outubro 2013 11:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Há uma década, o curso de Direito da Universidade de Cruz Alta promove uma solenidade diferenciada: a Formatura Crioula. O evento simbólico só inicia com a chegada dos cavalarianos, que percorrem mais de seis quilômetros da região central de Cruz Alta até o Campus Universitário. No aguardo da tropa, concluintes do curso substituem capelo, toga e sapato por chapéu, lenço, bombacha e bota, e todos os pronunciamentos cerimoniais são carregados de termos genuinamente regionalistas.

O professor Fernando Martins Ferreira, mentor da Formatura Crioula, foi contemplado no dia 20 de outubro, em Porto Alegre, com a Comenda João de Barro. A homenagem foi entregue pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS) como forma de reconhecimento àquelas pessoas que contribuem para a defesa, manutenção e promoção da identidade cultural.

“A intenção era comemorar aquele evento em 2003 e, felizmente, tivemos uma grande receptividade da Unicruz e da comunidade local nos outros anos”, confidenciou o professor Fernando à jornalista Luciane Dal-Soto durante a gravação do programa Sala de Estar, da Unicruz TV. Além de pioneira, a Universidade de Cruz Alta é a única instituição que cumpre a solenidade anualmente.

(Assessoria de Comunicação – Unicruz)

Postado em 30 outubro 2013 11:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop