CRUZ ALTA – Dia do Doador de Sangue é comemorado com atividade no Hemocentro

O dia 25 de Novembro é considerado o Dia do Doador de Sangue, para comemorar essa data foi realizado em Cruz Alta atividades para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, ato que pode salvar várias vidas.

A equipe de profissionais da ESF do Bairro Alvorada realizou uma campanha de doação de sangue para comemorar essa data importante, disponibilizando aos doadores transporte gratuito até o Hemocentro, assim como o sorteio de brindes e de duas camisetas oficiais uma do Grêmio e uma do Internacional, mobilizando mais de 50 doadores.

O Hemocentro Regional de Cruz Alta necessita a doação de todos os tipos sanguíneos para o banco de sangue da instituição. Diariamente são registrados cerca de 15 coletas sanguíneas na unidade, número considerado regular diante o crescimento da demanda.

O Hemocentro de Cruz Alta abrange toda a região, a coleta de sangue segue procedimento padrão, criado para garantir ao doador o máximo de segurança. Os doadores devem preencher um cadastro, onde há a verificação do peso, altura, pressão arterial e anemia. Após a verificação o doador segue para a sala de coleta, o procedimento dura cerca de 10 minutos onde são coletados cerca de 450ml de sangue, ao final do procedimento é entregue um lanche ao doador.

Para doar sangue é preciso levar um documento com foto, ter entre 16 e 65 anos (menores de 18 anos precisam de autorização), pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde e ter se alimentado. Além de não ter ingerido bebida alcoólica e ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior.

O Hemocentro fica localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1445, no prédio dos fundos do Pronto Atendimento Municipal. Os horários de atendimento é de segunda a quinta-feira das 07h30min às 12h e das 13h30min às 15h30min, e nas sextas-feiras das 07h30min às 11h. Para agendar um horário basta entrar em contato pelos telefones (55) 3326-3168 ou 3326-3478.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: