CRUZ ALTA – Desenvolvimento regional é debatido em Brasília

Em viagem oficial nesta semana à capital federal o Secretário de Desenvolvimento Econômico Francisco Noronha esteve representando os interesses do município de Cruz Alta em várias frentes que devem fomentar o desenvolvimento econômico regional. Assuntos como o traçado da Ferrovia Norte Sul, a viabilidade de uma ponte internacional com Argentina e investimentos na BR 377 foram pontos principais de discussão.

Em reunião com o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, juntamente com o Diretor Executivo do DNIT Tarcisio Freitas e integrantes da bancada gaúcha, o Secretário Francisco Noronha discutiu sobre a importância econômica e estratégica que o traçado da Ferrovia Norte Sul terá para Cruz Alta e região. “A nossa luta é que se respeite o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico e Ambiental (EVTEA) que defini a nossa cidade como ponto fundamental no traçado desta ferrovia” destaca Noronha. Segundo o ministro o prazo máximo da definição do traçado está marcado para outubro deste ano e que um dos motivos na demora da divulgação dos estudos técnicos, está relacionado ao trabalho rigoroso que está sendo feito para amenizar os riscos de engenharia.

Estavam presentes no encontro representantes de 26 municípios que formam a Associação dos Municípios das Missões (AMM) e levantaram a questão das pontes internacionais com a Argentina, uma reivindicação antiga dos municípios missioneiros. O prefeito de Porto Xavier Junaro Rambo destacou que a construção da ponte na região e vinda do traçado da Norte-Sul vão fomentar o desenvolvimento econômico não apenas na região mas no Estado. Sobre a BR 377 o Ministro dos Transportes ficou de remeter na próxima semana uma posição exata sobre o andamento do projeto.

A avaliação de Francisco Noronha do encontro foi muito positiva pois pode se verificar a união das lideranças da região. “A soma de esforços para consolidar estas ações tem trazido resultados positivos e nossas lideranças perceberam que a união é a melhor maneira de alcançar o desenvolvimento econômico regional” salienta Francisco Noronha.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: