O curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta realizou na última sexta-feira (02) mais uma etapa do projeto de Extensão “Xô, sofrência: conhecimento e atitudes de preconceito e discriminação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas estaduais e municipais de Tupanciretã/RS com relação a violência, preconceito e discriminação na comunidade escolar “. A ação envolveu acadêmicos matriculados na disciplina de Fisioterapia na Promoção e Proteção à Saúde, que promoveram atividades de ensino, extensão e pesquisa continuadas, centradas no conceito ampliado de saúde, na integralidade e na produção de cidadania e autonomia da comunidade escolar. O encontro também marcou o lançamento da divulgação da 1ª Mostra de Fotografia em Saúde do Escolar, prevista para o dia 04 de novembro na Casa de Cultura Mariano Beck e na Praça Municipal Cel. Lima, localizadas no município.
“Extensionismo” em 100% dos ambientes de ensino
Com a atividade da semana passada, a professora Themis Leal de Carvalho registrou a construção de espaços para troca de experiências em todas as escolas de Tupanciretã. “Acreditamos ter criado ambientes participativos de discussões em grupo que favoreceram o exercício das relações afetivas e fortaleceram o autoconhecimento, o autocuidado e o cuidado com o outro para tomada de decisões esclarecidas e responsáveis”, disse a docente.
As atividades do projeto “Xô, sofrência” tiveram parceria do Centro de Atendimento ao Educando (CAE) de Tupanciretã, das secretarias municipais de Educação e Saúde e do Grupo Gestor Municipal – Saúde e Prevenção do Escolar (GGM/SPE) e apoio da Câmara de Vereadores de Tupanciretã.
(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)