CRUZ ALTA – Comandante-geral da BM recebe COMAJA e vereadores de Cruz Alta

Postado em 15 março 2013 11:09 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Nesta quinta-feira (14), estiveram no gabinete do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Jacuí (COMAJA) e ex-prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos; o diretor administrativo da entidade, Gustavo Stolte; os vereadores cruzaltenses Estela Maris Fagundes e José Roberto Pieniz; além do assessor jurídico da Associação dos Cabos e Soldados em Cruz Alta, Ademar Guareschi.

A comitiva tratou de questões de segurança pública da área do COMAJA, que envolve 29 municípios, especialmente no tocante a efetivo. O comandante disse que a Corporação está definindo a distribuição dos 2 mil novos soldados que se formarão em abril, priorizando a permanência deles nas regiões onde realizam seus cursos e que observará o pleito apresentado pelo Consórcio do Alto Jacuí. “Buscamos a proporcionalidade equitativa entre o índice de criminalidade e o efetivo disponível”, frisou. O comandante-geral destacou que o Governo do Estado pretende implantar a Patrulha Maria da Penha em Cruz Alta, pois o projeto será ampliado, gradativamente, para as unidades da Brigada Militar.

O COMAJA deverá receber recursos do Estado para o início da instalação do sistema de videomonitoramento nos municípios do Consórcio. O coronel Fábio disse que este é um instrumento importante e que outras ações vêm sendo adotadas, como o aumento do valor da gratificação de permanência do policial militar nos quadros da Corporação, retardando a ida para a reserva. Cerca de 900 PMs passavam para a reserva anualmente. “A evasão para a aposentadoria caiu para 600 policiais.”

O comandante-geral ainda destacou que é necessário um debate público permanente sobre políticas de segurança pública, empregando uma nova visão sobre o tema. “Caso contrário, o discurso vai permanecer em cima de efetivo e viaturas.” Para ele, as Câmaras de Vereadores têm papel preponderante para fomentar esta reflexão.

Acompanharam a reunião os comandantes do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Alto Jacuí, tenente-coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte, e do 16º Batalhão de Polícia Militar, major José Vilmar Robaina Jornada, e o assessor de Relações Institucionais do Gabinete do Comandante-Geral, tenente-coronel Sílvio Marcant Engelsing.

(Assessoria de Imprensa – Comando Geral da Brigada Militar de Cruz Alta)

 

Postado em 15 março 2013 11:09 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop