CRUZ ALTA – Cidade receberá novos contêineres para coleta mecanizada de lixo

Reservatórios serão substituídos por equipamentos de fibra

O prefeito de Cruz Alta, Juliano da Silva, acompanhou, nesta semana, a chegada de 120 novos contêineres de fibra que irão substituir os atuais reservatórios de alumínio. Os novos equipamentos serão instalados, nos próximos dias, em 60 pontos do centro da cidade, integrando as vias do quadrante compreendido pelas ruas Domingos Verissimo, Voluntários da Pátria, Duque de Caxias e Barão do Rio Branco.

Os novos contêineres, com capacidade de mil litros cada, serão identificados pelas cores – verde (para lixo orgânico) e amarelo (para lixo reciclável) – integrando exigências do contrato de prestação de serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos, vigente desde agosto de 2015, com a empresa terceirizada Ansus Serviços Ltda.

Para o prefeito Juliano da Silva, a coleta mecanizada de lixo trouxe uma série de benefícios à população. Agora com os novos contêineres os moradores podem descartar o lixo a qualquer hora do dia ou da noite, sem se preocupar com o horário de coleta. “Com o confinamento dos resíduos nesses contêineres em novo material, que é a fibra, e com a colaboração da população em descartar o lixo corretamente, a cidade ficará mais limpa, reduzindo problemas com lixo que muitas vezes caia ao redor do equipamento ocasionando mau cheiro e até mesmo alagamento em algumas ruas, provocados pelo entupimento de bueiros e bocas de lobo e, ainda, evitando a ação de animais e proliferação de insetos”, enfatizou o prefeito.

Benefícios do armazenamento em contêineres:
– O lixo fica protegido das variações climáticas;
– Elimina odores indesejados e poluição visual;
– Elimina os sacos de lixos rasgados por animais ou catadores informais;
– Reduz a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças;
– Evita o contato da população com o lixo;
– Facilita a organização e o controle da coleta;
– A população pode descartar seu lixo a qualquer momento;
– Aumenta o índice de coleta do resíduo reciclável;
– Incentiva a população a participar da coleta seletiva;
– Possibilita a mecanização da coleta;
– Alto impacto positivo na opinião da população.

(Coordenadoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: