CRUZ ALTA – Ciclo de oficinas esclarece dúvidas de acadêmicos bolsistas da Unicruz

Postado em 03 novembro 2016 06:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Grande parte dos graduandos da Universidade de Cruz Alta possuem alguma bolsa ou financiamento estudantil. Os dados mais recentes, já retratando o segundo semestre de 2016, indicam que 1.861 acadêmicos – dois terços do total de estudantes regularmente matriculados – foram contemplados com algum benefício. Pensando em assegurar que os contratos sejam mantidos pelos alunos até a conclusão do curso, a Unicruz tem promovido um ciclo de oficinas com bolsistas. Uma das atividades aconteceu na noite de hoje (31), quando palestras assistidas por alunos de Arquitetura e Urbanismo e Enfermagem e Fisioterapia marcaram o encerramento das atividades junto ao Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e o início ao Centro de Ciências da Saúde e Agrárias (CCSA), respectivamente.

A gestora de permanência Marcélia Antonello apresentou os detalhes do novo setor da Unicruz, que desde outubro dispõe de um espaço próprio no Prédio Central do Campus com o objetivo de reduzir o número de evasões, desistências e perdas de bolsas e financiamentos. Segundo estima a Gestão de Permanência, os principais casos de cancelamento de contratos com o Programa Universidade para Todos (Prouni) e com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são devido a não cumprimento de prazo de renovação e aproveitamento acadêmico abaixo de 75% da grade curricular, principal condição exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

As modalidades ofertadas pela Unicruz e suas peculiaridades foram explicadas pelo responsável pelo Programa Intersetorial de Assistência Social (Pias), Anderson Barbosa Scheifler. Além de Prouni e Fies, a Instituição oferta outras formas de descontos parciais e integrais sobre as mensalidades, caso do Programa de Bolsas Institucionais (Probin) e do Sicredi UPA – Universidade para Associados. “Os alunos acabam perdendo o seu benefício por não cumprir os processos da maneira correta, às vezes por falta de conhecimento.

Então a nossa ideia é pontuar como funcionam as regras de cada modalidade”, disse Anderson.

Após as palestras, a comunidade acadêmica pode levantar questionamentos e esclarecer dúvidas específicas. A estudante Suélin Soares, do 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo, aproveitou a oportunidade. “Eu, como não tenho condições de pagar as mensalidades, tirei minhas dúvidas para garantir o financiamento até o final do curso”, disse a jovem, que tem contrato com o Fies.

O ciclo de oficinas deve ocorrer até o final de novembro, quando devem contemplar 100% dos cursos de Graduação da Unicruz.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 03 novembro 2016 06:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop