CRUZ ALTA – Chafariz volta a ser destaque na Praça

O relaxante som de águas voltou a fazer parte da vida da Praça General Firmino. No sábado, 23, o chafariz da praça foi reinaugurado com a presença de aproximadamente 500 pessoas, todas ansiosas para relembrar as imagens de infância ao lado da fonte. A peça foi completamente refeita pelo artesão Pedro Nascimento, que utilizou fotografias antigas para analisar cada detalhe e devolver à comunidade algo tão simbólico para a cidade.

Construído inicialmente em 1956, na administração de Plínio Cortes Machado, o chafariz foi desativado no final dos anos 1990 e desde então causava saudosismo nas pessoas. Esta saudade foi substituída por sorrisos quando as águas e as luzes trouxeram nova vida a Praça General Firmino. Logo após ser ativado o que mais se via eram câmeras e celulares apontados para o chafariz para registrar este momento especial.

O Prefeito Juliano da Silva disse no ato de reinauguração que aquele momento era de muita felicidade, pois o chafariz tem um simbolismo todo especial para a cidade. “Todos os envolvidos neste processo estão de parabéns, mas principalmente a população de Cruz Alta que tem uma história belíssima e que deve ser valorizada” destacou Juliano. O retorno do chafariz faz parte da obra de revitalização da Praça General Firmino, que deve manter aspectos históricos do local. Já foram executadas melhorias na canalização pluvial para que não acumule mais água da chuva. A próxima etapa será a troca do piso hidráulico que será uma réplica do piso original.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cruz Alta)