CRUZ ALTA – Centro Obstétrico do HSVPCA divulga balanço geral de atendimentos em 2019

Postado em 11 fevereiro 2020 06:06 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O Centro Obstétrico do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), apresentou nesta semana o balanço referente aos atendimentos realizados em 2019. Entre os dados apresentados estão o número de nascimentos registrados, assim como o número de atendimentos prestados as mamães durante o período de gravidez.

Em 2019, o Centro Obstétrico do HSVP registrou entre os meses de janeiro a dezembro o nascimento de 628 crianças, sendo 351 meninas e 277 meninos. Deste percentual, foram 219 partos normais e 409 cesáreas.

O médico Ginecologista e Obstetra do HSVP, João Pedro Cunha Calçada, destacou os avanços e os indicadores de 2019. “Concluímos o ano de 2019 com importantes conquistas e indicadores nos serviços prestados pelo setor de ginecologia e obstetrícia do HSVP. Registramos 628 nascimentos e mais de 1800 atendimentos. A redução do índice de óbitos em recém-nascidos também foi uma importante conquista, fruto do trabalho coletivo e do acompanhamento prestado às gestantes durante o período de gravidez”, destacou o médico.

Durante o ano de 2019, foram registrados pelo Centro Obstétrico cerca de 1800 atendimentos clínicos. A equipe do CO é composta por quatro enfermeiras obstetras, doze técnicas de enfermagem e quatro médicos obstetras.

A Enfermeira Obstetra Priscila Morgan, falou sobre o trabalho realizado pela equipe do Centro Obstétrico. “A chegada de um filho é um momento único e inesquecível para muitas famílias. Para tornar esse momento especial, uma das nossas principais missões é oferecer as futuras mamães um atendimento humanizado, com respeito, cuidado e atenção. Durante o ano passado, superamos obstáculos, buscando implementar protocolos e capacitando nossa equipe para oferecer um atendimento de eficiência”, destacou a enfermeira.

Acompanhamento pré-natal

Durante os atendimentos clínicos, as mamães são aconselhadas sobre a importância do acompanhamento pré-natal, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do seu bebê.

É importante que as futuras mamães comecem a fazer seu pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada, ou antes, de completarem três meses de gestação. Durante a gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança.

Os atendimentos na rede básica de saúde, também buscam oferecer as gestantes orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É importante que se faça o monitoramento do peso da mãe, para que ela não ganhe peso além do necessário, o que pode trazer alguns problemas. No pré-natal é importante que a gestante faça a reposição de vitaminas, sendo o ácido fólico recomendado nas primeiras semanas de gravidez, pois ele ajuda a prevenir as malformações.

Postado em 11 fevereiro 2020 06:06 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop