CRUZ ALTA – Caps AD oferece tratamento para parar de fumar

Postado em 31 maio 2016 14:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Dia Mundial de Combate ao Fumo é lembrado hoje

Fumar é caracterizado como um comportamento mantido através de situações e emoções que desencadeiam o vício em virtude das propriedades psicoativas da nicotina. Como todo vício, fumar deve ser o pior tipo deles. Com o objetivo de diminuir o índice de fumantes, o Caps Álcool e Drogas de Cruz Alta disponibiliza tratamento para parar de fumar.

O tabagismo é responsável pelas principais causas de morte ocasionadas pela droga. Desde 1987 foi criado pela Organização Mundial de Saúde uma data destinada a lembrar o Dia Mundial de Combate ao Fumo, no dia 31 de maio. O principal objetivo desta data é alertar sobre os riscos que o uso do tabaco traz para vida dos usuários.

De acordo com a assistente social do Nasf, Cristiane Turcato da Costa, o uso do tabaco é a principal causa de mortes que podem ser prevenidas. A campanha realizada todos os anos busca sensibilizar as pessoas quanto a importância do controle do tabagismo, que é responsável pelo desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como doenças pulmonares, cardiovasculares e o câncer.

Cristiane cita algumas consequências do uso do tabaco, além do envelhecimento precoce. São eles: infertilidade tanto em homens como em mulheres; afeta os dentes ocasionando o enfraquecimento e uma média de menos de 10 anos de vida que os não-fumantes, em função das substâncias absorvidas que acabam fragilizando órgãos importantes do corpo humano. No Brasil, o consumo de tabaco atinge cerca de 20% da população, com predomínio de três mulheres para cada mulher.

O município de Cruz Alta faz parte do Programa de Controle do Tabagismo (PNCT) que busca reduzir a mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, utilizando o padrão segundo o programa de controle. O programa conta com uma equipe completa que oferece instruções para o tratamento, bem como da prevenção. Atualmente, cerca de 30 pessoas recebem o tratamento para combate ao uso do tabagismo.

Para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, o CAPS AD realizou ontem, 30, uma atividade alusiva ao dia 31 de Maio. Essa atividade foi realizada com o grupo de pacientes, que já frequentam o CAPS, no qual, semanalmente, é abordada uma temática diferente.

Em uma roda de conversa, com cerca de 30 pessoas, foram apresentadas todas as informações sobre o tabaco, bem como seus malefícios e as doenças que podem causar. A dentista da ESF Santa Tereza Camila Zandonai orientou o grupo, sobre os riscos do câncer de boca. A psicóloga do Caps AD, Camila Barbosa dos Santos e a assistente social do Nasf, Cristiane Turcato da Costa, que realizaram as atividades, comentaram que esse tipo de ação, é benéfica para toda a comunidade, pois os pacientes sentiram-se curiosos, questionaram e queriam saber mais sobre o assunto, além de, repassarem essas informações para seus parentes, amigos e vizinhos, os quais podem participar dos grupos de apoio.

Desde 2014 em média 150 pessoas receberam atendimento pelo programa que oferece o tratamento de três meses a um ano. Os interessados em receber o tratamento devem entrar em contado com o Caps Álcool e Drogas através do telefone (55) 3322-0153.rupo

(Coordenadoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 31 maio 2016 14:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop