Uma das propostas é o retorno do Conselho Municipal de Desportos
Com o intuito de debater e fomentar a prática esportiva em Cruz Alta foi realizada na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 5, a Audiência Pública de Esportes: Escolar, amador e de rendimento.
Entre as questões em debate estavam o resgate da Educação Física nas séries iniciais, fomentação do esporte na comunidade escolar e acadêmica, valorização do profissional da área, incentivo aos atletas locais, além de projetos direcionados para a temática.
Participaram da reunião, proposta pelo Vereador Gustavo Bilibio, o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude João Cunha Lopes, o Coordenador do Curso de Educação Física da Unicruz Pedro Antônio Batistella, educadores físicos municipais e estaduais, árbitros e comunidade em geral.
O Secretário de Esportes, João Cunha Lopes se comprometeu a conversar com o prefeito, Juliano da Silva, para o retorno do Conselho Municipal de Desportos (C.M.D.) em 2016. O objetivo é viabilizar as leis de incentivo ao esporte de maneira prática e sem burocracia, através de uma comissão técnica que analise devidamente os projetos propostos.
Segundo João Cunha Lopes, a administração municipal vem trabalhando continuamente para desenvolver o esporte no município e compreende que as ações coletivas são necessárias para o crescimento de Cruz Alta no cenário esportivo.
A audiência busca encontrar e incentivar novos talentos como o os atleta olímpico Lutimar Paes, o Carateca, o campeão pan-americano Douglas Brose, a atleta Tainã Santos que atua no futsal italiano e Iago Maidana, zagueiro do hexacampeão brasileiro São Paulo.
– O esporte tira as crianças das ruas, impede o sedentarismo, além de ser benéfico ao corpo e a mente – finalizou João.
(Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)