CRUZ ALTA – Assinatura de termo garante realização de cirurgias eletivas pelo SUS

Postado em 20 outubro 2015 07:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Prefeitura e Hospital Santa Lúcia firmam acordo de compensação

Um grande avanço para a saúde pública de Cruz Alta foi dado hoje com a assinatura de um termo de compensação entre Prefeitura Municipal de Cruz Alta e Hospital Santa Lúcia. Com este termo o HSL volta a atender pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde através da realização de cirurgias eletivas. Cruz Alta que já teve três hospitais atendendo pelo SUS, porém o Santa Lúcia deixou de prestar atendimentos pelo sistema único em 2005 e em fevereiro de 2009 o Hospital de Fátima fechou as portas definitivamente, deixando os atendimentos apenas para o Hospital São Vicente.

Este avanço só foi possível após a criação da Lei n° 2546/2014 de origem do poder executivo que criou a possibilidade de instituições privadas com dívidas com o Poder Público Municipal de abater estes valores. Segundo o Prefeito Municipal Juliano da Silva o objetivo desta lei é erradicar a fila de espera das cirurgias eletivas. “Temos o comprometimento de zelar pela saúde pública e terminar com a fila das cirurgias eletivas vem se tornando cada vez mais uma realidade” destaca o Prefeito Juliano.

No início de 2013 a fila de espera era em torno de 1.000 pessoas, e atualmente menos de 400 aguardam pelos procedimentos cirúrgicos. Os créditos com a Prefeitura Municipal de Cruz Alta a serem compensados terão origem na prestação de serviços hospitalares e técnicos profissionais, realização de cirurgias eletivas e exames de diagnósticos, estes deverão necessariamente ser encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. A grande espera pelas cirurgias eletivas é uma questão histórica para a população cruz-altense e a possibilidade de zerar este número é um dos grandes objetivos da administração municipal.

O que é Cirurgia Eletiva:
É aquela necessária para tratamento médico do paciente que não se reveste das características de urgência ou emergência, ou seja, quando ele não está sob o risco de vida imediato ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em data escolhida por ele ou pelo médico, desde que esta data não comprometa a eficácia do tratamento.

(Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 20 outubro 2015 07:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop