CRUZ ALTA – Anúncio da Ferrovia Norte-Sul fica para 2015

A expectativa dos cruz-altenses pelo anúncio do trajeto da ferrovia Norte-Sul deverá ser prorrogada por mais alguns meses devido a mudança no comando no Ministério dos Transportes. A pasta passou a ser comandada de forma interina em julho deste ano por Paulo Sérgio Passos, funcionário de carreira do ministério, fato que deve adiar o anúncio oficial.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Francisco Noronha o anúncio oficial do trajeto da ferrovia, que deve ter Cruz Alta como um dos destinos, deverá ser realizado após a apresentação dos novos Ministros. Em reunião com o Deputado Estadual Raul Carrion, presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, o Secretário confirmou estas informações. A VALEC, empresa responsável pela execução da obra, já disponibilizou em seu site oficial o cronograma de obras que deverá ter início em 2016. “Continuamos ansiosos pelo anúncio oficial, pois a possibilidade desta ferrovia passar pela nossa cidade é muito grande e importante para o desenvolvimento econômico não apenas local, mas regional”.

Neste ano de 2014 o Governo Federal aprovou o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), para agilizar este tipo de demanda, o que vai reduzir em até dois anos o termo de início das obras. “Se tudo ocorrer como esperado o trecho entre Cruz Alta e Rio Grande deverá entrar em operação ainda em 2021, pois trabalhamos com a possibilidade de inverter o fluxo da obra, sendo assim a Ferrovia se tornando Sul-Norte partindo a obra do porto de Rio Grande” destaca Noronha.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: