CRUZ ALTA – Acendimento da Chama Crioula será em agosto

A três dias do inverno no Centro de Tradições Gaúchas Querência da Serra foi dado início dos festejos tradicionalistas no Estado através do Lançamento do Acendimento da Chama Crioula 2014. O sonho de quase dois anos de planejamento entre a administração municipal e a 9ª Região Tradicionalista está cada dia mais próximo se tornar realidade. Em menos de dois meses Cruz Alta sediará o evento de geração da Chama Crioula que será levada para todo o Estado.

O ato realizado na fria noite de quarta-feira (18) reuniu autoridades civis e tradicionalistas em torno de um mesmo objetivo, promover um evento inédito em nossa cidade e que terá repercussão estadual. Presente no lançamento o Deputado Estadual Pedro Westphalen saudou seus conterrâneos cruzaltenses e parabenizou a todos os envolvido na realização deste grande evento. O Prefeito Municipal Juliano da Silva relembrou algumas etapas que foram superadas desde outubro de 2012, quando ainda não havia tomado posse do cargo de Prefeito, para que este evento pudesse ser possível. “O sucesso vem agregado ao trabalho, tínhamos o sonho de trazer o acendimento da chama crioula para Cruz Alta e, com a orientação e a experiência de pessoas como Aldomar de Castro e Carlos Eduardo da Silva, alcançamos nosso objetivo e hoje ele é realidade” salienta o Prefeito.

Segundo o Coordenador da 9ª Região Tradicionalista Carlos Eduardo da Silva o ato de acendimento da chama crioula é algo disputado entre as trinta regiões tradicionalistas do estado e em janeiro deste ano Cruz Alta saiu vencedora da escolha, superando as cidades de Guaíba e Rosário do Sul. O Secretário Municipal de Cultura Julio Ferrera deixou claro aos presentes a honra em estar à frente da secretaria de cultura neste momento, no ato maior de simbolismo do tradicionalismo e ressaltou o empenho de todos os envolvidos.

O Acendimento da Chama Crioula será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, semana de aniversário de 193 anos do município, e terá o Parque de Exposições como palco de inúmeras atividades além de ser o local de acampamento de vários grupos que vierem buscar a chama crioula para suas cidades. A programação do evento prevê para a manhã do dia 15 o início da Tropeada de Mulas, saindo da localidade de Lagoa Bonita em direção a Benjamin Nott, no marco de fundação de Cruz Alta. Logo depois às 14 horas está prevista a geração da Chama Crioula 2014 e o seguimento da tropeada para o centro da cidade, passando em frente à Prefeitura Municipal. No sábado às 10 horas será realizado o ato de distribuição da chama crioula e logo após um almoço de confraternização e encerramento das atividades.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: