CRUZ ALTA – 26 ANOS, 26 MOTIVOS – #3: Compromisso com o meio ambiente

Faltam 38 dias para o Vestibular de Verão da Unicruz

Uma das grandes preocupações globais no século XXI, a preservação do meio ambiente não pode ficar apenas nas teorias e discussões. Estes são apenas meios de conscientização sobre o respeito aos recursos naturais. Na Universidade de Cruz Alta, as ações de sustentabilidade ambiental ganham cada vez mais destaque no cenário nacional.

Repensando as estratégias de mobilização social, a Unicruz criou a Coleta Seletiva Solidária, elaborando campanhas e ações junto à comunidade acadêmica. Hoje, a Instituição dispõe de lixeiras para o destino correto de resíduos recicláveis e biodegradáveis. O que pode ser reaproveitado, é repassado ao Projeto Profissão Catador, também idealizado pela Unicruz. Instalada em 2006, a iniciativa é fomentada pelo Programa Petrobras Socioambiental e já mudou a vida de milhares de pessoas que dependem de resíduos sólidos para sobreviver.

A fórmula é simples, mas resultou em uma grande mobilização institucional: com o investimento conquistado, a Unicruz adquiriu equipamentos, veículos e recursos humanos para otimizar os trabalhos dos profissionais. Uma equipe composta de administradores, assistentes sociais, jornalista, motoristas e monitores prestam todo o auxílio necessário aos catadores. Executado inicialmente em Cruz Alta, o Profissão Catador ganhou notoriedade também fora do município. A iniciativa chegou a ser finalista em 2013 do Prêmio Fundação Banco do Brasil como referência em tecnologia social. No início de outubro, a coordenação do Profissão Catador anunciou a expansão das ações. Com a renovação do contrato junto à Petrobras, o Profissão Catador II assiste hoje 218 profissionais cadastrados em associações de catadores de Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Salto do Jacuí e Tupanciretã.

Com estas ações, a comunidade acadêmica também torna-se aliada da sustentabilidade ambiental: basta contribuir separando o lixo corretamente. Os catadores e a natureza agradecem.

A série 26 Anos, 26 Motivos, mostrará diariamente os diferenciais da Universidade de Cruz Alta.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Compartilhe: