CRUZ ALTA – 26 ANOS, 26 MOTIVOS – #15: Relação próxima com a comunidade

A Universidade de Cruz Alta faz parte do Consórcio de Universidades Comunitárias Gaúchas. Uma instituição comunitária tem o dever de cumprir um papel de relevância dentro da comunidade em que está inserida. A Unicruz busca uma relação de proximidade com a comunidade de Cruz Alta, sempre presente nos eventos locais e em municípios da região do Alto Jacuí.

No final de agosto, diversas entidades de Cruz Alta se mobilizaram na 2ª SuperAção Social Duque de Caxias, evento promovido pelo Comando da 3ª Artilharia Divisionária da 3ª Divisão do Exército (AD/3). A Unicruz foi apoiadora da ação e levou para a praça General Firmino de Paula serviços gratuitos à comunidade, através dos cursos de graduação: testes básicos de saúde, dicas de limpeza e higienização da pele, orientação jurídica. Os visitantes puderam conhecer também Iniciativas Institucionais, como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o projeto Profissão Catador e o Núcleo do Projeto Rondon. O Profissão Catador, projeto executado pela Unicruz com apoio da Petrobras, realizou o recolhimento de 11 toneladas de materiais recicláveis.

A Unicruz envolve toda a comunidade acadêmica e se soma às iniciativas que buscam o desenvolvimento regional. A 11ª Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), em setembro, marcou a retomada de um dos principais eventos de Cruz Alta, que movimenta negócios e traz inovações no setor do agronegócio. No stand da Unicruz foram realizados atendimentos pelos cursos de Graduação, inscrições para o Vestibular de Verão, além da participação no Corredor da Saúde, alusivo à Semana do Coração. O 17º Fórum do Leite, evento de discussão do cenário da produção pecuária-leiteira gaúcha, fez parte da programação da Fenatrigo.

Através de seus programas de extensão, a Universidade de Cruz Alta está próxima da comunidade, com ações nos bairros da cidade ou abrindo o campus para o público em projetos como Universidade Aberta à Terceira Idade e programas de inclusão digital. Já a equipe do PET Saúde promove periodicamente mobilizações nas unidades de saúde dos bairros e também no centro de Cruz Alta. O Núcleo do Projeto Rondon promove oficinas que são desenvolvidas nas operações nacionais também para a comunidade local.  Mais do que oferecer serviços, a Unicruz tem o objetivo de fazer parte do dia a dia da comunidade regional.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Compartilhe: