CRUZ ALTA – 1ª Festa Literária de Cruz Alta

Postado em 31 outubro 2016 07:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

“Nas esquinas, estava escrito…”

Com a primeira edição da Festa Literária, Cruz Alta passa a ser destaque na literatura. O Auditório da Escola Annes Dias, vai receber durante as noites de 09 a 11 de novembro, autores consagrados da literatura brasileira.

A Festa Literária é destinada aos acadêmicos de todas as áreas do conhecimento, professores, escritores, alunos de escolas municipais e estaduais, além de toda a comunidade amante da literatura.

Com atividades diversificadas e tendo como temática as cidades, em seus sentidos locais e universais, a Festa Literária, promete ser um momento de aprendizado e troca de conhecimento.

Dentre essas atividades, destacam-se as oficinas literárias, minicursos, sessões de cinema, contações de histórias e sarau literário, envolvendo diversas escolas e projetos sociais da cidade. A programação completa pode ser conferida no endereço: http://flica6.webnode.pt/projectos/

As inscrições para o evento vão até o dia 08 de novembro e devem ser realizadas através do Site da Universidade de Cruz Alta. É preciso acessar a opção do Portal das Inscrições e o menu- palestras, onde o link para a Festa Literária, estará disponível.

O valor da inscrição é de R$ 50,00, sendo assim, o passaporte para as palestras e oficinas que fazem parte da programação do evento, estará garantido. Além disso, será concedido o certificado de participação no evento, com carga horária de 20 horas, emitido pela Universidade de Cruz Alta.

É importante ressaltar, que as oficinas de contos com os escritores, Marcelino Freire e Paulo Scott, terão o custo de R$100,00 cada uma e as inscrições devem ser realizadas diretamente com os organizadores do evento e o número de vagas é limitado.

A 1ª Festa Literária de Cruz Alta é promovida pelo Curso de Jornalismo da Unicruz , também pelo Núcleo de Conexões Artístico Cultural e conta ainda, com o apoio dos Cursos de Arquitetura, Direto, Letras e Pedagogia, além do Mestrado em Prática Sócios Culturais, Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos, Núcleo de Apoio ao Estudante, Laboratório de Estudos e Práticas Socioculturais Interdisciplinares, Coletivo Ubuntu e Coletivo Cultural Ouvido Médio.

ESCRITORES

– KÁTIA SUMAN, é radialista e produtora cultural. Formada em Ciências Sociais, é mestre em Comunicação e está finalizando seu doutorado em Letras. Em 1999, criou o Sarau Elétrico junto com Luís Augusto Fischer e o evento consolidou-se na cidade de Porto Alegre. Desde 2010, Kátia mantém no ar a Rádio Elétrica, uma mídia alternativa que ocupa-se de boa música, reflexões e uma pitada de literatura.

– OTO GUERRA NETTO, estudou Filosofia, Direito e Comunicação, sem formar-se em nenhum destes cursos. Em 1977, trabalhou em uma agência publicitária de Porto Alegre, fazendo animação para comerciais. No ano seguinte, fundou seu próprio estúdio, Otto Desenhos Animados. Seu primeiro curta-metragem, foi “ O Natal do Burrinho”, lançado em 1984.

– CLÁUDIA TAJES, é escritora e roteirista da Rede Globo. Estreou na literatura com a obra, “Dez (quase) Amores” lançada no ano 2000. Em 2011, teve seu livro “Louca por Homem”, adaptado para uma série no canal HBO, chamado “Mulher de Fases”. Além disso, destacam-se seus trabalhos, como roteirista, no Programa Chapa Quente, e como colaboradora, na novela Êta Mundo Bom!, ambos da Rede Globo.

– LUIS AUGUSTO FISCHER, é ensaísta e professor. Formado em Letras, possui mestrado e doutorado, com tese sobre Nelson Rodrigues, pela UFRGS, onde leciona Literatura Brasileira, desde 1985. Escreve regularmente para vários jornais, como Zero Hora, Folha de S. Paulo e ABC Domingo (de Novo Hamburgo). Além de colaborar com as revistas Bravo! E Superinteressante. Entre 1993 e 1996, foi coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Entre 1998 e 1999, foi presidente da Associação Gaúcha de Escritores. Possuiu várias publicações de livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária. Seus trabalhos destaques são o Dicionário de Porto-Alegrês (1999) e o Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras (2004).

Desde 1999, juntamente com o professor Cláudio Moraes e a radialista, Kátia Suman, organiza o Sarau Elétrico.
Fischer, em 2013, foi eleito Patrono da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre.

– MARCELINO FREIRE, ao longo de 1980, ainda trabalhava como bancário e iniciou o curso de Letras, pela Universidade Católica de Pernambuco, mas por fim, acabou não concluindo. Já em 1981, escreve seus primeiros textos e participa com artistas plásticos e alguns escritores, do Grupo POETAS HUMANOS, fundamental para sua formação artística. Já na cidade de São Paulo, em 1991, publica, de forma independente, seus dois primeiros livros: “AcRústico” (1995), “EraOdito” (1998) e “Angu de Sangue” (2000).

– PAULO SCOTT, formado pela Faculdade de Direito da PUC\RS, e mestre em Direito Público. Entre suas obras e sua carreira na literatura, destaca-se sua indicação ao Premio Açorianos de Literatura, sendo um dos três finalistas, com a obra “Ainda Orangotangos”, adaptado posteriormente para o cinema pelo gaúcho, Gustavo Spolidoro, longa-metragem vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão. Em 2010 Scott foi contemplado com a Bolsa Petrobrás de Criação Literária para conclusão do romance Habitante irreal, lançado no final de 2011 (livro vencedor do Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional 2012). Seu penúltimo romance é Ithaca Road, que faz parte do projeto Amores Expressos, realizado pela RT Features e pela Companhia das Letras, que o levou a Sydney, na Austrália, em 2008.

Em 2014 lançou o livro de poesias Mesmo sem dinheiro comprei um esqueite novo (livro vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA 2014). Em 2015 lançou o livro O ano em que vivi de literatura.

Postado em 31 outubro 2016 07:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop