Cristiano Ronaldo vence prêmio de melhor do mundo da FIFA

Postado em 14 janeiro 2014 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Atacante português conseguiu desbancar a hegemonia de Messi na Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo foi eleito novamente o melhor jogador do mundo. Após a hegemonia de Lionel Messi desde 2009, o português voltou a ser escolhido pela Fifa. Há tempos que a disputa do prêmio não era tão equilibrada. A vitória do atacante do Real Madrid foi anunciada em cerimônia de gala organizada em Zurique, na Suíça, na tarde desta segunda-feira.

Dono do prêmio de 2008, quando liderou o Manchester, o português chegou à cerimônia como favorito. Muito por causa das suas atuações pela seleção portuguesa. Na repescagem das Eliminatórias, Ronaldo foi decisivo por Portugal, praticamente garantindo o país na Copa de 2014 com quatro gols. Aliás, ele marcou 69 em 2013, mais do que Messi (45). O argentino, por sua vez, não brilhou como pode por conta do excesso de lesões, mas marcou 45 gols e ajudou o Barcelona a conquistar mais um Espanhol.

Nesta edição, além dos sempre presentes Messi e Cristiano Ronaldo, o francês Franck Ribéry disputou a Bola de Ouro. Ele foi credenciado pelos títulos com o Bayern de Munique – campeão da tríplice coroa (Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões). O prêmio de melhor jogadora foi para Nadine Angerer, goleira da seleção alemã.

A seleção escolhida pela FIFA de 2013 foi: Neuer, Daniel Alves, Thiago Silva, Sergio Ramos e Lahm; Xavi, Iniesta e Ribéry; Messi, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic. Jupp Heynckes foi eleito melhor técnico do mundo. Ele é campeão da Champions, Bundesliga e Copa da Alemanha pelo Bayern. No lado feminino, a treinadora da seleção alemã Silvia Neid ficou com o prêmio.

Gol mais bonito

Neymar não ficou com o prêmio de gol mais bonito do ano. Ele concorreu pela quarta vez. O prêmio Puskas foi para o sueco Ibrahimovic, pelo gol marcado em 2012 em amistoso contra a Inglaterra – ele entrou na disputa porque aconteceu depois de a lista dos gols que concorreram ao prêmio do ano passado ser fechada. O atacante acertou uma bicicleta de fora da área. A Federação Afegã de Futebol levou o prêmio de Fair Play da FIFA.

O Rei Pelé também foi lembrado no evento. Ele foi homenageado com o prêmio de honra da entidade. “Gostaria de agradecer a Deus por poder jogar tantos anos. Tive muitas pessoas ao meu lado na época. Devo compartilhar com eles. Recebi tantos prêmios só que eu tinha ciúmes porque todos recebiam a Bola de Ouro, mas não tinha prêmio para sul-americanos. Agora posso dizer que completei minha coleção”, discursou.

Fifa garante que adiamento não mudou votação

A Fifa revelou que o adiamento do prazo final da votação para o prêmio Bola de Ouro do dia 15 para o 29 de novembro não alterou o resultado final. O prazo foi prorrogado por causa da “fraca participação” até 15 de novembro, lembrou o diretor de comunicação da entidade, Walter de Gregorio. A taxa de participação, entre os 209 técnicos e capitães de seleções nacionais e no painel de jornalistas que fazem prate da votação para o prêmio de melhor jogador do mundo em 2013 era de apenas 50% em 15 de novembro, subindo para 88% 14 dias depois.

De Gregorio, assegurou, porém, que a classificação “não havia sido alterada”. A decisão da Fifa de estender o prazo da votação gerou bastante polêmica por ter sido anunciada logo depois da repescagem entre Suécia e Portugal, na qual Cristiano Ronaldo anotou três gols, classificando os lusos para a Copa do Mundo e assumindo de vez o favoritismo da disputa para a Bola de Ouro.

Antes disso, o francês Franck Ribéry, que conquistou nada menos de cinco títulos com o Bayern de Munique em 2013, era o mais cotado. Alguns observadores chegaram a especular que a Fifa tenha tentado dar uma espécie de compensação a Cristiano, que tinha sido alvo de gozações do presidente Joseph Blatter em palestra que o dirigente deu na universidade inglesa de Oxford.

(Correio do Povo)

Postado em 14 janeiro 2014 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop