Cotrisoja e Bunge reúnem cerca de 400 pessoas em palestra

TAPERA – Através da parceria entre Cotrisoja e Bunge Alimentos S/A, agricultores familiares da região participaram de uma palestra na noite de ontem, na Afuco, em Tapera. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre elas líderes de cooperativas do Estado, representantes de agências bancárias, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais, secretarias da agricultura, Emater/ Ascar.

O evento teve início com o presidente da Cotrisoja, Cristiano Scher, apresentando dados sobre a Cooperativa e enaltecendo as atividades promovidas pela Cotrisoja em prol do associado, seja ele pequeno ou grande produtor.

Após, o diretor de Biodiesel da Bunge, João Eduardo Luz de Almeida, falou sobre a produção de biodiesel e a importância do Selo Social. Comentou que a empresa precisa trabalhar em parceria com a agricultura familiar: “O Programa Nacional do Biodiesel permite a aquisição de soja em qualquer lugar do mundo. Porém, a Bunge optou por só comprar de cooperativas. No Rio Grande do Sul e no Paraná, isso já vem sendo feito”, argumentou. Para finalizar, ele ressaltou que o Ministério do Desenvolvimento Agrário cada vez mais exigirá e fiscalizará a documentação necessária em relação ao Selo Social, incentivando os produtores que ainda não tem, a se informarem sobre os documentos necessários.

O palestrante Alexandre Mendonça de Barros abordou o cenário macroeconômico e seus efeitos nos mercados agrícolas, apresentando comparações da evolução da agricultura. Falou também das projeções de preços das principais commodities e o melhor momento para comercialização dos grãos. Durante sua explanação, Alexandre apresentou gráficos sobre a evolução das exportações e balanço de oferta e demanda doméstica e internacional.

Alexandre Mendonça de Barros é engenheiro agrônomo e doutor em economia aplicada, ambas formações pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo, membro do Comitê de Assessoria Externa da EMBRAPA Pecuária Sudeste, membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e Sócio Consultor da MB Agro.

As fotos são da Fotolândia – Tapera.

(Assessoria de Imprensa – Cotrisoja)

Compartilhe: