Cotrijal lança o Programa Produz Leite

NÃO ME TOQUE – O programa, que visa estimular o desenvolvimento da atividade leiteira na área de ação da Cotrijal, foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (19). A solenidade aconteceu no auditório do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, reunindo cerca de 170 produtores.

Conforme o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, a intenção da cooperativa ao desenvolver esse programa é dar condições para que a cadeia do leite possa expandir na região. “Queremos desenvolver a gestão dentro das propriedades rurais, promover o gerenciamento leiteiro de uma forma que o nosso produtor possa ter a certeza de que está no caminho certo de suas decisões”, disse.

Para o vice-presidente da Cotrijal, Jairo Kohlrausch, a atividade leiteira, assim como a agricultura, exige cada vez mais profissionalismo para que seja rentável. E o adequado planejamento é o primeiro passo para bons resultados. “Nós temos informação e conhecimento para auxiliar o nosso associado e queremos assessorá-lo nessa parte para que ele consiga alcançar ou manter a rentabilidade do seu negócio”, afirmou.

O Produz Leite iniciará como um projeto piloto, com a participação de um número reduzido de produtores, já definidos pela organização. Eles receberão orientações e informações para o desenvolvimento da atividade leiteira, com o objetivo de desenvolver processos de gestão e qualidade junto às propriedades rurais.

Segundo João Batista Chaise, coordenador do programa e gerente de Produção Animal da Cotrijal, a atividade leiteira deve trazer rentabilidade ao produtor e ser encarada com um negócio lucrativo dentro da propriedade. “Vamos proporcionar uma assistência técnica personalizada e encontrar um ponto de equilíbrio entre os produtores que trabalham com leite. Hoje contamos com 1.086 agricultores que investem na produção leiteira, dentro da área de ação da cooperativa. Detectamos que a maior parte está em uma faixa produtiva muito baixa. E nosso desafio é buscar esse equilíbrio”, observou.

O evento de lançamento do Programa Produz Leite contou ainda com palestra conduzida o médico veterinário Jarbas Sperotto, da Syngenta, sobre técnicas e manejo para silagem de boa qualidade. A programação foi acompanhada também pelo gerente de Produção Vegetal, Gelston Melo de Lima, pelos gerentes das unidades e colaboradores das áreas envolvidas com o programa.

Após o almoço, os produtores visitaram a fábrica de rações da Cotrijal, localizada junto à sede, considerada uma das mais modernas do Sul do Brasil.

(Assessoria de Imprensa – Cotrijal)

Compartilhe: