Cotriel sediará finalíssima do Festival Rio Grande Canta o Cooperativismo

ESPUMOSO – Estão abertas, até 05 de maio, as inscrições para o 6º Festival O Rio Grande o Cooperativismo. As eliminatórias de 2012 serão realizadas em Três de Maio (07 de junho), Alegrete (18 de agosto) e Paraí (19 de outubro). Espumoso receberá a etapa final, no dia 16 de novembro, na Afeco, quando são escolhidos os artistas e obras vencedores do Festival. Serão escolhidas 12 obras que comporão o CD/DVD do Festival. Nos próximos dias, serão divulgados os artistas que se apresentarão na última etapa do evento.

Serão aceitas as inscrições de obras musicais que retratem o Cooperativismo. Não existem restrições a estilos ou gêneros musicais, desde que sejam existentes na cultura do Rio Grande do Sul. As letras das devem ser na língua portuguesa, mas podem ser feitas citações incidentais em outros idiomas. O tempo máximo de cada música é de 5 minutos.

Cada obra apresentada deverá ter, pelo menos, um autor que seja sócio de uma cooperativa gaúcha, registrada e regular na Ocergs. As obras devem ser inéditas até o dia da apresentação e artistas que já participaram das outras edições do Festival podem participar novamente. São permitidas as inscrições de até cinco obras por artista, de composição própria ou coautoria.

A premiação, segundo o presidente da Ocergs, Vergilio Périus, será para todos os 12 classificados: “Teremos uma noite muito bonita, no dia 16 de novembro, pois todos os sócios da Cotriel e Sicredi e de todas as cooperativas, poderão assistir a um belo festival, que será um dos destinos da Cavalgada que sai no dia 08 de novembro, de Cerro Largo, percorrendo todo o caminho do padre Amstad, que fundou o Sistema de Crédito Cooperativo, e que tem previsão de chegar a Porto Alegre, no dia 29 de novembro, e os cavalarianos que estarão na capital participarão do Festival em Espumoso, no dia 16. O estilo das canções pode ser desde a música de raiz gaúcha, passando pelo rock, sertanejo, samba, enfim, o estilo não importa, mas a canção deve versar sobre o tema do cooperativismo este ano que é “Cooperativas constroem um mundo melhor”. Este ano nós inovamos no quesito da premiação, socializando o recurso. Assim, cada um dos 12 finalistas receberá um prêmio, do menor ao maior, dependendo da posição, mas todos serão premiados, como o cooperativismo faz, não existe nem primeiro, segundo ou terceiro e sim todos participando, como acontece no processo cooperativo”, ressaltou o presidente Vergílio.

INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e devem ser remetidas para os seguintes locais:
– IGTF (Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore): Av. Borges de Medeiros, 1501 sala 10, Térreo. Centro Administrativo do Estado, Porto Alegre/RS. CEP: 90119-900.
– OMB/RS (Ordem dos Músicos do Brasil): Rua Vasco Alves, 235, Porto Alegre/RS. CEP: 90010-410

Informações e ficha de inscrição e regulamento através do site: www.ocergs.coop.br, sendo que mais informações podem ser obtidas pelo 51-3323-0000.

(Assessoria de Imprensa da Cotriel)

Compartilhe: