Cotriel presente no Mundo Cooperativo Jovem

ESPUMOSO – No último sábado, 1º de dezembro, no Gigantinho, em Porto Alegre, mais de 10 mil jovens de vários municípios gaúchos e de diversos ramos do cooperativismo participaram do “Mundo Cooperativo Jovem”, evento promovido pelo sistema Ocergs/Sescoop do Rio Grande do Sul, juntamente com as cooperativas do Estado.

O encontro, que teve por objetivo celebrar o cooperativismo e tornar a parceria entre os jovens e o cooperativismo ainda mais forte, marcou o encerramento das atividades comemorativas ao Ano Internacional das Cooperativas no Rio Grande do Sul.

O evento contou com palestra do embaixador especial das cooperativas na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Roberto Rodrigues, que falou sobre “O jovem e o cooperativismo”. Ele foi homenageado recentemente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) com o prêmio Pioneiros de Rochdale, em reconhecimento ao seu trabalho na defesa, difusão e fortalecimento do movimento cooperativista mundial. Segundo Rodrigues, a juventude e o cooperativismo são irmãs siamesas, unidas para sempre na construção da democracia, da paz, da equidade, da igualdade de oportunidades e de um mundo melhor.

O encontro também teve palestra do filósofo Mario Sérgio Cortella, sobre o tema “A emergência de múltiplos paradigmas: novos temas, novas atitudes”, que alertou os jovens para que se mantenham atentos às oportunidades de aprendizado. “O padre Antônio Vieira deixou escrita uma frase que eu gosto muito: o peixe apodrece pela cabeça”, ilustrou. “E esse é o cuidado que devemos ter, independente da nossa idade”.

O Mundo Cooperativo Jovem teve ainda muitas outras atrações: sorteio de brindes, sendo que o funcionário da Cotriel de Sobradinho, André Turcatto, foi um dos contemplados com uma moeda cunhada em prata e com valor de face de R$ 5, tendo no anverso a logomarca oficial do evento, além da legenda “Ano Internacional das Cooperativas”, shows com Papas da Língua, Os Fagundes e Caio Martinez, além de mostra do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo e apresentação dos grupos classificados no Festival O Jovem Canta o Cooperativismo.

A Cotriel esteve representada por mais de 100 jovens dos municípios de área de abrangência da Cooperativa e também pelo diretor secretário José Pioversan, e pelo diretor executivo José Augusto Brunóri. “A união faz a força. Cooperativismo é exatamente isso: dar o máximo de si, construindo soluções para problemas em comum”, finalizou.

(Assessoria de Imprensa – Cotriel)

Compartilhe: