Cotriel oferece curso sobre manutenção e regulagem de colheitadeiras

ESPUMOSO – De 13 a 16 de agosto, na Sala de Reuniões da Cotriel, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) trouxe, pelo segundo ano consecutivo, para funcionários das lojas de ferragens da sede e unidades da Cooperativa o curso sobre Manutenção e Regulagem de Colheitadeiras. O mesmo foi realizado pelo professor de mecanização agrícola, Plínio Pacheco Pinheiro.

Entre os conteúdos abordados estiveram sistema hidráulico, elétrico, motor, sistema industrial, alimentação, trilha, separação, limpeza e armazenamento e segurança no trabalho. O principal objetivo do curso foi trazer informação para os funcionários, para que estes orientem os produtores de como proceder à manutenção preventiva das colheitadeiras, visando minimizar possíveis colheitas, pois o índice de perda de grãos no processo inicial acentuou-se na última safra.

Segundo o professor Plínio, quando se fala em manutenção, não se deve pensar apenas na máquina em si, e passar em quesitos como lubrificação, correias, rolamentos, mas sim enfatizar a manutenção em componentes responsáveis pelo processamento em colheita que são responsáveis direto ou indiretamente por perdas tanto quantitativa quanto qualitativa de grão.

(Assessoria de Imprensa – Cotriel)

Compartilhe: