Corte no orçamento da Embrapa vai impactar na região, avalia sindicato

Postado em 26 setembro 2019 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Governo Federal pretende cortar em 45,5% o orçamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2020. Do recurso total anunciado para a Embrapa em 2019, a maior parte são para encargos e despesas pessoais.

A entidade afirma que a notícia é preocupante, pois não cobre os custos operacionais atuais. Passo Fundo tem uma unidade da Embrapa Trigo, onde importantes pesquisas que mudaram a produção nacional já foram feitas.

Procurado pela Uirapuru, o presidente regional do Sindicato Nacional do Trabalhador em Pesquisas Agropecuárias de Passo Fundo, Felipe Pilger, afirmou que o cenário de cortes vai impactar no produtor rural em breve. Com o corte, pesquisas em desenvolvimento, com investimento de dinheiro e anos de trabalho, podem simplesmente desaparecer.

Pilger alertou que o trabalho da Embrapa não é direcionado apenas aos grandes produtores, pois a agricultura familiar também se beneficia da evolução das sementes. Destacou que é importante um levante que impeça este corte, pois Passo Fundo tem importante papel na produção de trigo nacional e ao fundo disso há o trabalho da Embrapa.

Questionado sobre a maior parte do orçamento ser destinado ao pagamento de pessoal, Felipe Pilger afirmou que são pessoas qualificadas, que se desenvolveram profissionalmente para este setor e que o salário não pode ter consumido os recursos a ponto de desestabilizar a entidade.

Ele finalizou dizendo que é preciso criar ações que vão de encontro ao interesse do desenvolvimento da economia e sociedade, não interesses políticos através de um simples corte de custos.

Rádio Uirapuru

Postado em 26 setembro 2019 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop