Corsan reforça sistemas e pede uso responsável da água para enfrentar estiagem severa

Postado em 04 janeiro 2022 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Devido à estiagem severa e prolongada que atinge o Rio Grande do Sul, os pontos de captação da Corsan estão extremamente baixos em diversos municípios gaúchos. A companhia vem trabalhando 24 horas por dia e tomando todas as ações necessárias para garantir o abastecimento e evitar racionamento, como reforçar os sistemas e complementar o abastecimento por meio de caminhões-pipas.

Nesse contexto crítico, é vital a cooperação de toda a população, praticando o uso responsável da água. Com esse propósito, está circulando uma campanha de conscientização da Corsan, intitulada Verão 360°. Ela se alinha ao movimento Água 360° e sugere cuidados com a água e o meio ambiente.

Dicas para evitar desperdícios:

Não lavar o carro nem a calçada.

Não tomar banhos demorados.

Não deixar a torneira aberta se não estiver em uso.

De forma geral, não desperdice água, usando somente o necessário.

Principais ações por superintendências

Planalto

Na regional, foram colocados em operação 15 novos poços que estavam de reserva nos principais sistemas. Houve também aumento na produção dos poços com substituição de bombas, bem como a instalação de novos reservatórios.

Passo Fundo:

Nova adutora de água bruta com diâmetro de 300 mm e extensão de 1,3 mil m da Barragem do Rio Passo Fundo até a ETA III.

Nova adutora de água bruta com diâmetro de 500 mm e extensão de 4.020 m do rio Jacuí até a Barragem da Fazenda da Brigada e ETA III.

Alteamento da Barragem da Fazenda da Brigada, ampliando em 5,5% o volume de acumulação.

Aumento da vazão da transposição do rio Jacuí.

Em Lagoa Vermelha:

Desassoreamento da barragem de acumulação.

Reforço e alteamento do barramento com 100% de aumento no volume de acumulação.

Colocados em operação trechos da adutora de água bruta.

Plano de Segurança Hídrica

A Corsan também está investindo em planejamento e gestão dos recursos hídricos, ação de extrema importância para a melhor operação dos sistemas. Tendo em vista a necessidade de adaptação às mudanças climáticas e os objetivos do desenvolvimento sustentável, está em fase de contratação o Plano de Segurança Hídrica da Corsan (PSH-Corsan), em observação às metas do Novo Marco do Saneamento, com horizonte de planejamento em 2033.

O PSH-Corsan visa garantir o abastecimento de água em quantidade e qualidade adequadas aos municípios concedentes, com análise e proposição de ações para a melhoria da segurança hídrica da companhia em relação às dimensões de quantidade e qualidade hídrica e em relação à resiliência a eventos hidrológicos extremos.

 

Gazeta

Postado em 04 janeiro 2022 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop