Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com a instalação de enfeites luminosos no Natal

Postado em 24 novembro 2021 09:10 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Conforme o sargento Maggioni, é importante verificar se a árvore de Natal é resistente ao fogo, pois se a árvore conter produtos inflamáveis ela pode incendiar uma residência em dois minutos

Faz parte da tradição natalina o uso de luzes para embelezar e iluminar as residências no final de ano. Pela tradição católica, a montagem da Árvore de Natal, assim como a decoração das fachadas das residências com as clássicas lâmpadas coloridas, deve começar no primeiro domingo do tempo do advento, que ocorre quatro domingos antes do Natal. Ou seja, em 2021 essa data ocorreu neste domingo, 28 de novembro. Para garantir que as festividades de fim de ano ocorram com segurança, o corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo orienta sobre os cuidados com a instalação de enfeites luminosos.

Por ficarem guardados a maior parte do ano, é comum que os cabos dos enfeites natalinos luminosos fiquem ressecados, por isso, antes de iniciar a decoração e instalação dos enfeites, é importante verificar as condições dos fios dos piscas-piscas, enfatiza o Sargento Maggioni.

Distribuir a demanda adicional de energia elétrica gerada pelo uso de enfeites entre diferentes pontos da casa diminui o risco de sobrecarga de energia. Maggioni orienta a não utilização dos “Ts” pois o adaptador pode ficar sobrecarregado. Por isso, é importante posicionar as luzes decorativas, enfeites luminosos, presépios e outros acessórios elétricos em diferentes tomadas.

Outra dica importante na hora da decoração é verificar se a árvore de Natal é resistente ao fogo. Conforme o sargento Maggioni, uma árvore de Natal em dois minutos pode incendiar uma residência, se não for a resistente a chama. Desta forma ele recomenda utilizar modelos que não são inflamáveis.

Felizmente em Passo Fundo não tivemos nenhum caso de incidentes ocasionados pela instalação de Natal, por isso é importante manter todo o cuidado, ressalta o sargento Maggioni.

Rádio Uirapuru

Postado em 24 novembro 2021 09:10 por jeacontece
15.292.411/0001-75
Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop