Cooperativas são estratégicas para agricultores familiares

Postado em 06 julho 2020 05:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Dia do Cooperativismo, celebrado sempre no primeiro sábado de julho, neste ano no dia 04, ressalta a importância da união de esforços e do trabalho coletivo para o crescimento das famílias. Atuando de forma direta na assistência e orientação aos agricultores familiares que investiram na formalização de cooperativas e associações, a Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul abrange 129 municípios.

Formada por equipe multidisciplinar composta por contador, socióloga, administradora e engenheiro agrônomo, os profissionais executam o Programa Extensão Cooperativa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), por meio de ações voltadas, sobretudo, à gestão e à qualificação do setor.

Segundo o extensionista rural, Anderson Junqueira, o trabalho tem como objetivo introduzir melhorias técnico-gerenciais, produtivas e educacionais nas cooperativas, a fim de incrementar sua competitividade e promover a interação e a cooperação entre associados e cooperativas. “O trabalho atende às demandas solicitadas, tanto pelas cooperativas, como pelas associações de produtores, observando o tempo dos mesmos, que nem sempre coincide com a ânsia dos extensionistas”, observa Junqueira.

Para celebrar a data, anualmente a Emater/RS-Ascar, em parceria com o Sicredi e demais entidades, promove o Seminário Regional do Cooperativismo da Agricultura Familiar que, em 2020, estaria em sua quarta edição. “Em função da Pandemia, foi impossível essa comemoração entre as cooperativas dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Regional de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta), Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) e Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec), juntamente com seus cooperados, familiares e parceiros”, ressalta a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Cinara Kanitz, ao citar ainda o convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires, Monica Moraes, ressalta que a parceria entre cooperativas e entidades é fundamental para os agricultores. “Temos uma integração muito importante com as cooperativas e parceiros, realizamos seminários e reuniões de integração, que trazem sempre mais orientações para os agricultores”, frisa.

Entre as demandas mais atendidas pela equipe da Unidade de Cooperativismo constam temas como esclarecer sobre a diferença entre associação e cooperativa, atentando às possibilidades de atuação e as normas legais – Código Civil Brasileiro e a Lei do Cooperativismo (nº 5.764/71), seguridade especial dos produtores rurais, bem como compras coletivas, comercialização via bloco do produtor, registro de atividades, livros exigidos por lei, contabilidade e viabilidade econômica, formalização e consciência social, entre outros.

Criada há cinco anos, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Alto Botucaraí (Cooafab), do município de Soledade, conta com o apoio da UCP para a sua organização. “Incentivados pela Emater, criamos a cooperativa, que nos auxilia na comercialização dos produtos. Temos uma grande ajuda da Emater com reuniões e esclarecendo dúvidas”, frisa o presidente da Cooafab, Élio Pereira Paixão.

Foto: Arquivo/Emater/RS-Ascar
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Postado em 06 julho 2020 05:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop