Cooperativa escolar Coopemax promove assembleia de fundação

Postado em 04 dezembro 2021 06:40 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Os estudantes da EMEF Leonel de Moura Brizola, de Victor Graeff/RS, estão tendo a oportunidade de desenvolver a liderança e o protagonismo juvenil por meio de uma Cooperativa Escolar – a Coopemax – que realizou sua Assembleia Geral Ordinária na manhã da última sexta-feira, 26 de novembro.

As Cooperativas Escolares são uma iniciativa de caráter educativo promovida pelo Sicredi. São formadas pela união voluntária de crianças ou adolescentes, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos. É um movimento de muitos alunos que acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas Comunidades.Participaram da Assembleia os alunos associados da Coopemax, professores e pais da Escola.

Os Associados e alunos da Cooperativa Escolar União e Trabalho (Coounitra), da EMEF Marcílio Dias, de São José da Glória, interior de Victor Graeff, também prestigiaram a Assembleia. A Coounitra é a segunda mais antiga do estado e pioneira na região.O evento também teve a participação do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Fábio Augusto Dirings, do Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Adriano R. Mattge e da Prefeita em exercício, Ilvânia Eunica Wentz.

A Sicredi Cooperação RS/SC esteve representada pelo Presidente Gervásio Jorge Diel, pela Gerente da agência Victor Graeff, Franciele Jaqueline Dillenburg Alberton e pela Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Ane Muller De La Canal.Compõe a nova diretoria os seguintes alunos: Yasmin Eduarda Schons (Presidente); Taysa Bach Mattge (Vice-Presidente); Ana Vitória Borowsky (1ª Secretária); Eduarda Hehn Hofstaetter (2ª Secretária); Graziéli Markmann (1º Tesoureira); Fernanda Lana Schroeder (2º Tesoureira); Mateus Lodi (Diretor de pesquisa); Lara Kuhn (Diretora de Comunicação) e Pedro Henrique Goellner (Diretor de Educação Cooperativa). A Cooperativa também contará com os seguintes Conselheiros Fiscais: Gustavo Abel Berwig, Priscila Dahse e Bruno Henrique Scheffel (efetivos) e Antônio Carlos Dahn, Luis Antônio Vieira e Vítor Samuel Wentz (suplentes).

A Presidente da Coopemax, Yasmin Schons, destacou a experiência vivida pelos alunos durante o ano. “Esse dia é muito especial pois esperamos o ano todo pela nossa Assembleia de Fundação. Foi um ano de muito trabalho e esforço e agora vamos dar continuidade ao aprendizado que estamos tendo na nossa Cooperativa”, frisou. Para a diretora da EMEF Leonel de Moura Brizola, Isabel Marquetti, a Cooperativa Escolar irá contribuir com o desenvolvimento dos estudantes. “Nossa Cooperativa Escolar vem agregar muitos ao conhecimento dos nossos alunos fazendo a diferença na vida deles enquanto cidadãos participativos da nossa sociedade”, relatou.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Fábio Augusto Dirings, destacou que é muito gratificante para o Município presenciar um momento como esse. “Estamos muito gratos por tudo que nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar durante o ano, e enquanto Secretária de Educação é um prazer estarmos ao lado de projetos como as Cooperativas Escolares, destacou o secretário, que também lembrou que o município de Victor Graeff tem tradição no Cooperativismo e abriga a segunda Cooperativa Escolar mais antiga do Estado.

Postado em 04 dezembro 2021 06:40 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop