Continuar a caminhar

Postado em 17 outubro 2015 07:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Dom Adelar Baruffi

Realizamos, no último dia 11 de outubro, nossa romaria diocesana ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima. Estamos felizes. A grande romaria foi aculminância de um processo de evangelização que envolveu todas as paróquias. Iniciou com os encontros preparatórios realizados nas famílias e pequenas comunidades, passando pela visita dos festeiros com a imagem às paróquias e pela novena preparatória. Nossos festeiros e as diversas equipes diocesanas conduziram este processo, focando na evangelização, de tal modo que a romaria pudesse ser, ao mesmo tempo, lugar de expressão pública de nossa devoção e confiança em Maria como nossa Mãe, e ocasião para reforçar a caminhada de evangelização de nossas comunidades e paróquias. Por isso, o tema refletido, aprofundado e rezado foi “Com Maria, formamos comunidade servidora da vida!”

“Nós te saudamos, tu és nossa Mãe”

Recordo mais uma vez esta marca mariana de nossa fé. Ela faz parte do caminhar de nosso povo. Como nos diz o Documento de Aparecida: “Ela pertence a eles e eles a sentem como mãe e irmã.” (DAp 269). A longa fila que se formou durante todo o dia da romaria para poder tocar a imagem expressa esta necessidade de tocar e ser tocado pela Mãe. A graça de Deus, a sua bênção, nos toca individualmente. Somos o Povo de Deus e, neste Povo, somos únicos. A minha história, o que me preocupa e me alegra, tudo é importante para Deus e para o olhar materno de Maria. Além desta dimensão materna, tanto cara a todos nós, ela é nossa irmã na fé, criatura como nós. Por isso, nos colocamos na “escola de Maria”, para aprender com ela a caminhar, a formarmos comunidades de fé, a sermos acolhedores, solidários, pessoas de fé inabalável, portadores de esperança, construtores da paz e promotores da vida.

“Continua mostrando o caminho…”

Na iconografia da Mãe de Deus, encontramos um ícone em que Maria é representada como a Odighitria, palavra grega que significa “Aquela que mostra o Caminho”. A Mãe de Deus indica com sua mão direita o menino, que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Nosso caminho continua. Podemos recordar os dois discípulos de Emaús, que após o caminho realizado com o Ressuscitado, com sua Palavra e com sua revelação no partir do pão (Lc 24,31), “retornam para Jerusalém” (Lc 24,33) para anunciar que Cristo Ressuscitou. Em nossas comunidades continuamos a seguir o Caminho. Maria vai constantemente nos mostrando e motivando para sermos discípulos do Filho e missionários. A romaria continua, agora em nosso trabalho, em nossas famílias, em nossas comunidades. Como Maria, a grande missionária, levemos a todos, com simplicidade e coragem, a pessoa de Jesus Cristo e o evangelho do Reino.

Missão é servir

Maria, a missionária, seja nossa inspiradora, neste domingo dia 18, Dia Mundial das Missões. A missão é sempre um serviço de partilha, comunhão e solidariedade. Somos todos convidados a participar, de três formas: pela oração e testemunho de vida; por meio da ajuda material aos projetos missionários; colocando-se à disposição para servir na missão em nossas comunidades e em todo o mundo. Sem missionários e missionárias, cristãos com desejo de servir, não é possível a missão.

Postado em 17 outubro 2015 07:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop