Conta de luz da RGE ficará 22,77% mais cara

As contas de luz de clientes da RGE ficarão, em média, 22,77% mais caras. O reajuste foi aprovado nesta terça-feira pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entra em vigor nesta quinta-feira, dia 19.

Para residências, a elevação da tarifa de energia será de 23,08%. Para grandes consumidores, como indústrias, o aumento será de 22,34%.

“A principal causa do reajuste foi o aumento dos custos que a distribuidora teve com compra de energia, em função do término do período de suprimento de alguns CCEARs* de energia existente (mais barata); suplementação com contratos de energia por disponibilidade (energia térmica, mais cara) e da variação da tarifa de Itaipu.” – diz o comunicado da Aneel.

A RGE havia pedido reajuste de 20,33% nas tarifas de energia. A empresa atende 264 municípios no Rio Grande do Sul. Tem sedes em Passo Fundo e Caxias do Sul.

Recentemente, a Aneel aprovou aumento de quase 30% para a AES Sul. A CEEE tem reajuste em outubro. A principal alegação das distribuidoras é o gasto maior para compra de energia.

(Clicrbs)

Compartilhe: