Consumo de leite cru traz riscos para a saúde

Postado em 01 agosto 2012 07:33 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Em um momento em que os produtos denominados orgânicos atraem cada vez mais a atenção de consumidores que buscam uma dieta mais saudável, os riscos de consumo de alimentos contaminados por agentes patogênicos aumentam em igual escala. Sem o devido cuidado, tais escolhas podem se tornar nocivas à saúde.

O leite cru é um exemplo a ser destacado neste contexto, uma vez que ainda hoje, no Brasil, o consumo deste produto cru representa cerca de 30% do total produzido no País. Este cenário é ameaçador, uma vez que o leite, quando não tratado termicamente por meio de processos adequados, se torna um potencial transmissor de doenças.

Neste sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) – ou WHO, sigla em inglês – elaborou as chamadas Regras de Ouro – The WHO Golden Rules for Safe Food Preparation. No caso do leite, a norma alerta para que o consumidor dê preferência para o produto processado sob inspeção oficial, evitando o consumo logo após ser retirado de vacas, ovelhas ou cabras.

Segundo Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, as pessoas acham que tomar o leite direto da vaca, por ser algo natural, também é saudável. “Há muita falta de informação. É preciso lembrar que a pasteurização do leite cru foi introduzida para evitar doenças transmitidas pelo leite não processado, por meio de bactérias como aSalmonella, E. Coli e a Listeria”, completa.

Ainda de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira doMinistério da Saúde, recomenda-se o consumo diário de 3 porções de leite ou derivados por dia, para garantir a quantidade ideal de cálcio para os ossos e evitar doenças. “Desde que processado, o leite é uma dos alimentos ricos em proteína e nutrientes, que são fundamentais para o organismo humano”, reforça Rubez.

A lista completa das dez regras para uma alimentação saudável (em inglês) pode ser conferida no site oficial da Organização Mundial da Saúde. Basta clicar no link: apps.who.int/fsf/goldenrules.htm.

Leite Brasil

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite – Leite Brasil – é uma entidade de classe de representação nacional dos produtores de leite, fundada em 1997, em São Paulo. Tem como objetivo defender institucionalmente os produtores nas esferas pública e privada, nacional e internacional, mediando conflitos e estabelecendo diretrizes que valorizem a atividade e o produto. As três principais bandeiras da organização são a defesa da renda do produtor de leite, a extinção do leite informal e a modernização das normas de produção.

CDN Comunicação Corporativa

Postado em 01 agosto 2012 07:33 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop