Consulta Popular foca em projetos para agricultura familiar

Postado em 30 agosto 2019 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A população gaúcha tem novamente a chance de votar nas demandas que considera importantes na Consulta Popular. Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a votação estará aberta no site www.consultapopular.rs.gov.br informando o número do título de eleitor. Munira Awad, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Produção, explica que este ano o recurso aportado para os projetos que concorrem no programa é excepcionalmente pequeno. Somente R$ 628 mil estarão disponíveis.

Ela informa que a assembleia regional definiu três projetos que estarão disponíveis para votação no site, conforme o entendimento de necessidade de população. Todos eles tem relação com a agricultura familiar, beneficiando produtores com até 10 hectares, especialmente aqueles que atuam em feiras de produtores. O primeiro deles prevê aquisição de insumos agrícolas como calcário e adubos orgânicos. O segundo destina valores para qualificação das pastagens, com a introdução de variedades mais produtivas. O terceiro fala do melhoramento dos rebanhos, com o melhoramento da alimentação visando a potencialização da genética dos rebanhos.

Há quem possa estranhar a falta de sugestão de projetos nas áreas da saúde, educação e segurança pública, como era tradicional em anos anteriores. Munira explica que a assembleia entendeu que estas áreas são de responsabilidade do Estado e da União, e diante da pouca oferta de recursos, seria interessante canalizar em outra área que não estas que constitucionalmente os governos devem atender.

“Além disso, estas áreas tem recebido bastante recursos de emendas parlamentares, e até via Ministérios. Então optamos por focar no desenvolvimento. Neste momento queremos atingir a agricultura familiar uma vez que 70% da economia do Estado passa por ela, e tem relação direta com o que temos na nossa mesa todos os dias. Assim estaremos ajudando os produtores a melhorar a qualidade do que produzem”, explica.

A presidente enfatiza que é importante que a população participe da votação.

“Cada eleitor deve pegar seu título, acessar o site e votar. É fundamental para que o programa não morra, pois é o único movimento no país, na América Latina, e quase no mundo que permite que a população diga o que quer”, declara, ressaltando que em alguns anos houve boa participação de eleitores, e em outros a votação foi baixa.

Conforme Munira, os 497 municípios do Rio Grande do Sul estarão envolvidos com a votação da Consulta Popular. Embora o regulamento não determine o número mínimo de votos para garantir que os recursos sejam aportados, a presidente do Corede Produção enfatiza que os gaúchos precisam participar. “Um percentual mínimo não foi descrito porque sabemos das dificuldades na votação, mas se não aproveitarmos esta chance, o programa está fadado a perder o seu papel”, ressalta, acrescentando que nos cinco anos em que está a frente do conselho, já acompanhou a destinação de pelo menos R$ 7 milhões através de projetos para várias áreas.

Postado em 30 agosto 2019 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop