Conflitos entre Ucrânia e Rússia elevam preço do trigo

Postado em 08 março 2022 05:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Participando do programa Cotações e Mercado do último domingo (6), o cerealista Emeri Tonial falou sobre o movimento muito forte de alta que se viu no mercado do trigo após os conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Conforme Tonial, as notícias sobre os principais fatores deste aumento são contraditórias, mas mostram que a Ucrânia não conseguiu implantar tranquilamente a safra de trigo na primavera deles. Isso ocorreu devido as dificuldades de infraestrutura, com muitas estradas e pontes destruídas na guerra, além das dificuldades envolvendo combustíveis e sementes.

Tonial ainda conta que o Ministro da Agricultura da China afirmou que a lavoura de trigo deles pode ser a pior da história, enquanto a Índia poderá bater seu recorde de exportações. Ou seja: como o trigo é um alimento direto, que vai para o pão, a massa, dentre outros produtos, ninguém quer ficar descoberto.

O cerealista também alerta que é preciso ficar atento ao mercado, porque a palavra do momento é volatilidade. Rússia e Ucrânia estão entre os principais produtores de trigo no mundo, produzindo mais de 75 e 33 milhões de toneladas, respectivamente. Para se ter uma ideia, o Brasil produz mais de 7 milhões, muito longe do que os países em conflito conseguem.

Tonial afirma que cerca de 20% da produção de trigo está concentrada nesta região, que está em guerra, e isso causará ainda mais preocupações e especulações nos preços durante os próximos dias.

Rádio Uirapuru

Postado em 08 março 2022 05:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop