Compostagem é tema de Tarde de Campo em Alto Alegre

Postado em 15 setembro 2014 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na quarta feira (03/09), agricultores das sete famílias beneficiárias do Projeto de Produção Agroecologica Integrada e Sustentável (PAIS), com recursos da Fundação Banco do Brasil, participaram de uma Tarde de Campo organizada pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar de Alto Alegre. A atividade foi desenvolvida na propriedade da agricultora Lurdes Marchioretto, onde foi realizada a demonstração da construção de uma composteira.

De acordo com a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Francieli Nava, a compostagem é um processo aeróbio em que a matéria orgânica do lixo é transformada em adubo. “A compostagem é a reciclagem da matéria orgânica de origem vegetal e animal, como, por exemplo, restos de comida, podas de árvores, folhas, entre outros, os quais são transformados em um produto denominado composto. A compostagem é controlada por atividade microbiológica, que é influenciada pela composição do material de partida, aeração (fornecimento de oxigênio) e umidade”, explica a extensionista.

Franciele também falou sobre a importância de ter uma composteira na propriedade, ressaltando os benefícios e as vantagens para a unidade de produção familiar. Obtenção de uma excelente matéria-prima para adubação, utilizar o adubo para correção e melhoria do solo, redução de cerca de 50% do lixo destinado ao aterro e diminuição de aplicação de adubos químicos, principalmente nas hortas domésticas, são algumas das vantagens da composteira apontadas por Franciele.

(Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade)

Postado em 15 setembro 2014 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop