Como fazer os pneus durarem mais? Descubra aqui

No post de hoje, a GF Pneus vai lhe ensinar como fazer os pneus durarem mais. Antes de listarmos as dicas, é importante destacar que o conjunto de pneus é um dos itens mais importantes do veículo, responsável pela estabilidade, rodagem e segurança na estrada.

Para que a rodagem ocorra em plena segurança, os pneus devem estar em bom estado de conservação e com a revisão em dia. Assim, é possível prevenir o desgaste prematuro dos pneus e, logo, fazê-los durarem mais tempo. É preciso ressaltar ainda que pneus bem cuidados e não gastam combustível em demasia. Ou seja, pneus em bom estado são sinônimo de economia e segurança.

Conheça nossas dicas e as coloque em prática:

Pressão certa
Manter os pneus sempre calibrados corretamente é o primeiro passo. A pressão influencia diretamente no desempenho dos pneus, além de aumentar a segurança, principalmente em frenagens e superfícies molhadas. O desgaste da banda de rodagem também possui ligação direta com a pressão do conjunto de pneus. Portanto, calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias, seguindo o recomendado pelo fabricante do veículo.

Alinhamento e Balanceamento
Assim, como a calibragem, o alinhamento da suspensão e o balanceamento do conjunto pneu-roda, é fundamental para a boa manutenção do veículo, preservação da vida útil dos pneus e segurança durante a viagem. Recomenda-se fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados e sempre antes de longas viagens.

Examinar o nível de desgaste
Todo motorista deve checar frequentemente os pneus do veículo, a fim de identificar a presença ou não de desgaste ou avarias na banda de rodagem. Deve-se ainda examinar o indicador TWI, um filete de borracha presente entre os sulcos do pneu. Se esta borracha estiver com menos de 1,6 milímetros de altura, significa que o nível de desgaste já ultrapassou o permitido.

Presença de Bolhas
É importante atentar-se à presença de bolhas nos pneus. Elas são um indício de que algum problema está por vir. Resultantes de fortes impactos em buracos ou contatos com o meio-fio de calçadas, as bolhas representam um sério perigo à segurança, pois o pneu pode estourar a qualquer momento. Neste caso, a melhor opção é realizar a troca dos pneus.

Atenção às válvulas!
As válvulas também devem receber atenção durante as revisões especializadas, pois também podem desgastar-se. Para evitar perda de pressão, é necessário realizar a troca sempre que as válvulas estiverem danificadas.

Visite a GF Pneus de Tapera ou Ibirubá e faça uma revisão gratuita em seu veículo! Ligue para (54) 3385-3200.

Redação: Mariângela Palmeira – Assessoria de Comunicação e Marketing.
Foto: Reprodução.

Compartilhe: