Comitiva de prefeitos do Alto Jacuí se reuniu com empresários paulistas em São Paulo

Uma comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) viajou na semana passada a São Paulo a fim de participar de mais uma Maifest, evento que acontece no Bairro Brooklin, na cidade de São Paulo, e que foi realizado neste ano nos dias 26 e 27. Na verdade, A AEMB (Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin) e a AMAJA tem firmado um intercambio turístico e cultural e que agora parte para a área dos negócios. Na agenda deste ano, os prefeitos do AJ, mantiveram contato com um grupo de empresários paulistas, ligados à CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), tentando prospectar futuros negócios aqui no Rio Grande do Sul, mais precisamente na região da AMAJA. No encontro, os gaúchos mostraram as potencialidades da região. Após, o grupo ouviu as propostas dos paulistas, que viram o Alto Jacuí com grande potencial.

No grupo que viajou a São Paulo, liderado pelo presidente da AMAJA e prefeito de Quinze de Novembro, Clair Tomé Kuhn; estavam os prefeitos Ireneu Orth (Tapera) e Mário Roberto Utzig Filho (Santa Barbara do Sul), além do professor José Carlos Severo (Unicruz), Ismael Horbach, assessor da Prefeitura de Quinze de Novembro; e a primeira-dama Andriela Kuhn. Em São Paulo, os gaúchos foram recepcionados pelo presidente da AEMB, Ademar Távora, e pelo curador cultural, Luiz Delfino Cardia.

ROTEIRO – Na sexta-feira (25), a comitiva foi recebida pelo vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, no Palácio dos Bandeirantes. Na pauta, o Código Florestal, incentivo aos pequenos municípios com apresentação da região, que está fora do eixo de vendas de empresas de pacotes turísticos, mas com grande potencial a ser explorado; e possível desoneração de impostos para produtos a serem exportados do RS – do Alto Jacuí – para São Paulo, como soja, leite em pó, aveia, entre outros. Esta questão foi muito bem vista pelos dois lados.

A comitiva da AMAJA também foi recebida pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, como habitualmente acontece nas viagens dos gaúchos do Alto Jacuí quando de suas idas para aquele Estado para participar da Maifest.

Após a reunião com Kassab, aconteceu reunião com o Instituto Social Casa Brasil, com o presidente Rafael Vilela, que relatou sua forma de trabalho desenvolvido na área da saúde nos Estados de São Paulo e Rondônia. Paralelo ao evento, sempre através de articulação da AEMB, na pessoa do presidente Ademar Távora, na quinta-feira (24) os gaúchos visitaram o Instituto Martius-Staden, dono do maior acervo da imigração alemã no Brasil, onde a primeira-dama Andriela Kuhn e o assessor Ismael Horbach, foram recebidos pelo diretor-geral Eckhard Kupfer e equipe técnica. Em seguida, Andriela Kuhn se reuniu com o diretor da SOBEI (Sociedade Beneficente e Equilíbrio de Interlagos), Antônio Goulart. Em todos os encontros a ideia era mostrar o Alto Jacuí e suas potencialidades para os paulistas.

No sábado e domingo, 26 e 27, durante a realização da XIII Maifest, o Alto Jacuí novamente representou o Rio Grande do Sul na exposição em estande externo da AMAJA Rota das Terras, onde foram apresentados filmes da série Rumo ao Campo, apresentando os municípios de Fortaleza dos Valos e Colorado; e a exposição Os gaúchos alemães; apresentações musicais do trio The Schneider´s, em dois palcos e nas ruas do evento; além de articulações de parcerias com o presidente do colégio Benjamin Constant, Stefan Graf Von Galen; o diretor-geral do Colégio Humboldt, Everton Augustin; o diretor titular e consultor do CIESP Distrital Sul, Leonardo Ugolini e Arnaldo Wirthmann Filho, respectivamente; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo, Gilberto Natalini; o presidente da Azul Music, Jam Corciolli; e o diretor da Faculdade de Música Souza Lima, Antônio Mário da Silva Cunha.

Para o presidente da AMAJA e prefeito de Quinze de Novembro, Clair Tomé Kuhn, a viagem foi muito proveitosa porque os prefeitos da região tiveram a oportunidade de mostrá-la e também as suas potencialidades para um público que está sempre inovando e buscando novas parcerias de negócios.

 

 

 

 

Compartilhe: