Com aproximadamente 800mm de chuva o rio Pulador não causou grandes danos aos bairros Floresta, Santa Helena e Unida

Postado em 06 novembro 2023 06:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Uma das maiores angústias de uma família é a insegurança sobre seu imóvel e seus pertences, e esse sentimento é constantemente presente em famílias às margens de rios, córregos e riachos, pois em temporadas chuvosas as águas são impiedosas e causam estragos irreparáveis para uma vida toda.

E uma das grandes preocupações de gestores que passaram pela Administração Municipal de Ibirubá, da população como um geral e principalmente para os moradores dos bairros Floresta, Santa Helena e Unida eram os dias de chuvas intensas com volumes concentrados em curtos espaços de tempo, pois o Rio Puxiretê, nosso famoso Pulador, não demorava muito para sair de seu leito e avançar contra o patrimônio das famílias que o margeiam, deixando um rastro de destruição e prejuízos.

Foi assim no dia 31 de dezembro de 2016, um dia antes do prefeito Abel Grave assumir como chefe do executivo municipal, não demorou para uma foto viralizar na internet, nela o então vereador prestes a assumir como prefeito, Abel, estava com água barrenta pela cintura, e com semblante abatido encontrava forças para ajudar as dezenas de famílias atingidas em mais uma das tantas enxentes do Pulador.

Naquele momento foi tomada uma decisão, a de encontrar uma saída para aquela situação já vivida várias vezes. E no decorrer do ano de 2017 já como Prefeito foi se planejando ações que culminariam nos anos de 2018 e 2019 com a limpeza e desobstrução do Rio Puxiretê. Diversas cargas de detritos e materiais inservíveis que eram descartados ali sem nenhum tipo de controle foram retiradas, algumas rochas que diminuíam a profundidade do rio, represando em alguns locais o fluxo natural da água foram rompidas.

Hoje o que se vê, é o local suportando a pressão das chuvas, e o que se sente é maior segurança pelas famílias que residem nas imediações, que podem dormir mais tranquilas mesmo em dias como os que temos vivido, com precipitações estrondosas que passam dos 800mm em menos de 60 dias.

Postado em 06 novembro 2023 06:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop