COLORADO – Paróquia São João Batista

Programa Religioso

Dia 25/10(Sábado) – às 16 horas Missa no Capitel São Judas na estrada entre a linha Gaúcha e a Capela Santa Rita. Em caso de chuva, será celebrada na Capela de Linha Gaúcha, no mesmo horário.
– às 19 horas Missa na Igreja Matriz com 1ª Eucaristia de um grupo de catequizandos.
Dia 26/10(Domingo) – às 09 horas Missa na Igreja Matriz.
Dia 27/10(2ª feira) – às 19 horas Reunião das equipes de liturgia da matriz, no salão paroquial.
Dia 28/10(3ª feira) – às 08;30 horas Encontro das Coordenadoras Paroquiais da Catequese em Passo Fundo.
Dia 30/10(5ª feira) – às 19;30 horas Preparação dos Catequizandos da 1ª Eucaristia e pais em Vista Alegre.
Dia 01/11(Sábado) – às 09;30 horas Missa dos finados na Capela de Nova Tripoli.
– às 14 horas Missa em Arroio das Almas
– às 15;30 horas Missa em Arroio das Pacas
– às 20 horas Missa e 1ª Eucaristia em Vista Alegre
Dia 02/11(Domingo) – às 08;30 horas Missa no Cemitério Paroquial, em caso de  chuva será na Igreja Matriz.
– às 14 horas Missa na Capela de Linha Gaúcha.
– às 15;30 horas Missa na Capela de Linha Garibaldi.
– às 20 horas Missa na Capela Santa Rita.
Dia 03/11(2ª feira) – às 20 horas Missa na Capela Cachoeirinha.
Dia 04/11(3ª feira) – às 14 horas Missa na Assistência Social do município.
– às 20;30 horas Missa na Capela Posse Barreiro.
Dia 05/11(4ª feira) – às 20 horas Reunião do calendário de eventos do município no salão paroquial.
Dia 07/11(6ª feira) – às 18 horas Missa do Apostolado da Oração na Igreja Matriz.
– às 20 horas Missa na Capela Córrego Branco.
Dia 08/11(Sábado) – às 19 horas Missa na Igreja Matriz.
Dia 09/11(Domingo) – às 09 horas Missa na Matriz, logo após batizados.

AVISOS E CONVITES

1)    Pós- Missões: Ficaram desafios a serem postos em prática: a motivação para a continuidade da organização dos grupos de famílias, agora se preparando para o Natal; apoio aos jovens e à catequese; formação permanente a todo(a)s; visita às famílias e aos doentes…entre outros. Por outro lado, agradecemos imensamente a Equipe Missionária Franciscana, pela ajuda e a realização das Pós-Missões. Um agradecimento especial às famílias e comunidades que acolheram e transportaram os missionários, a todo(a)s, o nosso muito obrigado!

2)    Batizados na Igreja Matriz: Será no próximo dia 09 de novembro, logo após a Missa das 09 horas. Os pais e padrinhos devem ser sócios atualizados para com a paróquia.

3)    1ª Eucaristia na Matriz: Será neste sábado(dia 25), na Missa das 19 horas. Já na comunidade da Vista Alegre será no dia 01 de outubro, às 20 horas. Os pais devem estar em dia para com a paróquia.

4)    Reunião do Calendário de Eventos do Município: Estará acontecendo no próximo dia 05 de novembro(4ª feira), às 20 horas, tendo como local o salão paroquial. Pede-se a presença de 01 ou mais representantes de cada comunidade, a fim de, agendarmos os eventos das mesmas para 2015.

5)    Dízimo Paroquial: Lembramos a todos os associados de nossa paróquia de que a igreja necessita de ajuda de seus fiéis para se manter. O Código de Direito Canônico pondera: “Os fiéis têm obrigação de socorrer as necessidades da Igreja, a fim de que ela possa dispor do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade e para o honesto sustento dos ministros” (cân. 222). Por outro lado, o Catecismo da Igreja Católica ensina que “o quinto mandamento (Ajudar a Igreja em suas necessidades) recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades”(n.2043). O dízimo é uma das maneiras para suprir estas necessidades da Igreja. É um gesto consciente de gratuidade e de amor.

6)    Horário de Verão: Teve inicio no último domingo(dia 19), onde nossos relógios foram adiantados em uma hora. Por isso, a Missa na Igreja Matriz, nos sábados, passou a ser realizada às 19 horas, enquanto que a do domingo continua no mesmo horário, às 09 horas da manhã, porém, no horário de verão, ou seja, uma hora antes.

7)    Reunião das Equipes de Liturgia: Será na próxima 2ª feira(dia 27), às 19 horas, no salão paroquial. Pede-se a presença de todos!

Missionários de todos os tempos
Outubro é o mês dedicado às missões, sendo no dia 23, o Dia Mundial das Missões. Para essa data o saudoso Papa João Paulo II escreveu uma mensagem voltada para a família, onde afirma que “o único objetivo do missionário é o anúncio do Evangelho para edificar uma comunidade que seja extensão da família de Jesus Cristo e fermento para o crescimento do Reino de Deus e para a promoção dos mais altos valores humanos”. Recorda que a família “participa na vida e na missão da Igreja por uma tríplice ação: na própria família, na comunidade, à que pertence, e na Igreja Universal. A família é missionária e sobretudo pela oração e pelo sacrifício”, dizia o Papa. Refere-se também a influência dos meios de comunicação sobre a família e ressalta que os pais “desempenham papel específico quando comentam as noticias as informações com os filhos”.
O Papa lembra também os dois Santos Padroeiros das Missões: São Francisco Xavier e Santa Teresa do Menino Jesus, que em sua vida refletiram o que haviam experimentado na própria família: um profundo espírito religioso.
São Francisco Xavier foi companheiro de Santo Inácio de Loyola nos começos da Companhia de Jesus. Em 1541, partiu para o Oriente, chegando à Índia, depois de treze meses de viagem. Converteu multidões à fé crista. Foi o primeiro europeu a desembarcar no Japão. Morreu na ilha de Sancian, quando tentava entrar no continente da China. Tornou-se o grande missionário do Oriente e Padroeiro das Missões.
O Apostolado da Oração (AO), que comemora seus 170 anos de existência ao longo de 2014, foi fundado na festa de São Francisco Xavier, em Vals, na França, dia 3 de dezembro de 1844, a dimensão missionária caracteriza o AO profundamente, desde sua origem.
O dinamismo apostólico de Xavier, o exemplo de suas virtudes, sua fé, sua oração, sua humildade e caridade com todos, continuaram sendo estimulo para os missionários de todos os tempos. As circunstâncias mudam, mas modelos que arrastam como Xavier e tantos outros missionários, são indispensáveis para viver com radicalidade o Evangelho e para propagar de maneira convincente a fé no mundo de hoje.
No Brasil, segundo a CNBB, esse ano deve ser um momento forte de caminhada missionária das Igrejas no Brasil. Seria oportuno lembrar os grandes missionários do Brasil, do passado e do presente: os Santos Mártires das Missões, Roque, Afonso, e João; São José de Anchieta, o Pe. Antonio Vieira e muitos outros. Atualmente os missionários jesuítas continuam marcando presença entre os indígenas do Brasil e em muitos outros lugares do mundo. Neste espírito somos todos chamados a abrir caminhos de vida e esperança para o um mundo melhor.

(Padre Osório Serrão – Pároco)

Compartilhe: