COLORADO – Paróquia São João Batista

Postado em 28 março 2015 07:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Programa Religioso

Dia 28/03(Sábado) – às 14 horas Celebração Penitencial na Capela do Pontão.
– às 15;30 horas Celebração Penitencial na Capela Santa Catarina.
– às 18 horas Celebração Penitencial e benção dos ramos na Igreja Matriz.
– às 20 horas Celebração Penitencial na capela de Vista Alegre.
Dia 29/03(Domingo) – às 09 horas Celebração Penitencial e benção dos ramos na Igreja Matriz.
Dia 31/03(3ª feira) – Encontro de Coordenadoras Paroquiais de Catequese em Passo Fundo.
– às 14 horas Missa na Assistência Social do Município.
– às 20 horas Celebração Penitencial na Vila Padre Osmari.
Dia 01/04(4ª feira)  – às 07 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 09;30 horas Celebração Penitencial em Travessão Severino.
– às 19;30 horas Celebração Penitencial em Córrego Branco.
Dia 02/04(5ª Feira Santa) – às 20 horas Missa e Celebração do Lava-pés na Igreja Matriz.
Dia 03/04(6ª Feira Santa) – 07 às 09 horas Adoração ao Senhor Morto na Igreja Matriz.
– 09 horas Celebração da Via Sacra e benção aos chás na Igreja Matriz
– 10 às 11 horas Adoração com os Grupos da Catequese.
– 11 às 12 horas Adoração com os Jovens.
– 12 às 13 horas Adoração com os Grupos de Casais do Cursilho.
– 14 às 11 horas Adoração com a Comunidade.
– às 15 horas Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo, na Igreja Matriz.
(OBS:  Não haverá procissão. Motivo: as reformas nas escadarias da Igreja Matriz).
Dia 04/04(Sábado Santo) – às 20 horas Missa da Vigília e da Ressurreição na Igreja Matriz.
Dia 05/04(Domingo de Páscoa) – às 09 horas Missa da Ressurreição de Jesus na Igreja Matriz.

AVISOS E CONVITES

1)    Catequese Paroquial: Está acontecendo, tanto na comunidade da matriz, quanto nas comunidades do interior por isso, agradecemos às catequistas que realizam esse trabalho de evangelização junto às nossas crianças, bem como aos pais que preocupam-se como crescimento da fé de seus filhos. Embora saibamos que a catequese é um direito da criança e um dever de seus pais, em ajudá-la a conhecer o projeto de Deus, a fim de conviver em paz com seus semelhantes e ser um cristão de fato. Porém, nem todos estão conscientes disso. E assim sendo concluímos de que a catequese é necessária em primeiro lugar aos pais e posteriormente às crianças e aos adolescentes.

2)    Dízimo Paroquial: O dízimo é uma pastoral, uma catequese, para todos sermos mais igreja! Com o dízimo a igreja(paróquia), se mantém e consegue fazer o trabalho de atendimento de seus fiéis, bem como desenvolver a evangelização de todos, com todos e para todos. O dízimo é uma pequena devolução do muito que Deus nos oferece a cada dia de nossa vida.

3)    Festa do Padroeiro: A equipe de festeiros continua a sua organização com atividades, sendo realizadas e se preparando para a festa do padroeiro, que ocorrerá em junho, próximo. A todo(a)s desejamos bom trabalho!

4)    Calçadas da Igreja Matriz: Foi dado inicio na ultima 2ª feira, a colocação das pedras nas escadarias, sendo um trabalho exigente, porém, sendo feito com muita dedicação e perfeição, o qual deve ser feito dentro de muitas medidas, baseando-se no alinhamento e no nivelamento dos degraus, a fim de que tenha um bom trabalho. Os pedreiros nos garantiram de que, até o dia da festa(28 de junho) estejamos com as calçadas prontas. Vamos torcer e aguardar para que tal fato se suceda!

5)    Celebrações Penitenciais nas Comunidades: Tendo em vista a Páscoa que se aproxima e a necessidade de preparar as comunidades para tal, é que estaremos realizando nas visitas deste mês de março, as referidas celebrações penitenciais, com revisão de vida, bem como oportunidade de confissões para todos. Lembramos ainda sobre o gesto concreto da Campanha da Fraternidade, o qual deverá realizado durante a Semana Santa, ou nas celebrações que teremos ainda pela frente, e posteriormente encaminhada para o Fundo Diocesano de Solidariedade, o qual será destinado às frentes de trabalhos e necessidades de pessoas ou comunidades carentes de ajuda material ou humana, procurando por em prática a frase de Jesus Cristo: Eu vim para servir(Mc 10, 45).

6)    Visitas aos Doentes: Ainda estão acontecendo com a ajuda dos Ministros da Eucaristia(àqueles e aquelas que não podem vir até a sua comunidade) tanto na Matriz, quanto nas comunidades do interior, sendo servida a Eucaristia, Unção dos Enfermos e realizada orações, com os mesmos e seus familiares.

7)    Encontro de Formação aos Jovens Vicentinos: De nossa paróquia, participaram 06 jovens no ultimo final de semana, em Passo Fundo, os quais voltaram animados para se ajuntarem aos demais que estão atuando e vivendo o projeto de evangelização deixado por São Vicente de Paulo, ou seja, ajudar e socorrer aos mais pobres e necessitados. Vindo também ao encontro daquilo que nos propõe a Campanha da Fraternidade de 2015: “Eu vim para servir”(Mc 10, 45). Parabéns a ele(a)s, seus pais e à nossa comunidade!

8)    Cuidado com a Dengue: Alertamos a todo(a)s o(a)s nosso(a)s paroquiano(a)s de que procurem evitar de ter vasilhames com água ao redor de suas casas, bem como em vasos de flores nos túmulos de seus entes queridos nos cemitérios de nossas comunidades, uma vez de com esta ação estamos colaborando para a eliminação do mosquito transmissor da Dengue em nosso município e região. Estando livres desta enfermidade, a qual, já se tornou uma epidemia em certos estados de nosso país, trazendo problemas a todos nós. Façamos a nossa parte!

VIGILIA PASCAL: Cristo ressurgiu da morte

A Vigília Pascal é a grande festa dos cristãos e possui a Liturgia mais solene da Igreja, a mãe de todas as vigílias e Litur¬gias. A celebração mais bonita é marcada pela emoção e pelo louvor. No Exultet cantamos: Pois, eis agora a Páscoa, nossa festa, em que o real Cordeiro se imolou: marcando nossas portas, nossas almas, com seu divino sangue nos salvou.
Na celebração, somos acolhidos com palavras muito afetuosas: Nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte para a vida, a Igreja convida os seus filhos disper¬sos por toda a terra a se reunirem em vigília e oração. Se come¬morarmos a Páscoa do Senhor ouvindo sua Palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus. Na Vigília pascal, noite toda iluminada com a luz do Ressuscitado, nela nós mergulhamos. Na Liturgia sentimos o passado, hoje presente na celebração. Vivemos o presente com a Ressurreição de Cristo e nossa ressurreição, aqui e agora. Sentimos o futuro como presença, aqui e agora, de um final feliz. É a noite da vitória, da alegria, da festa, pois a nossa vida em Cristo ressuscitado tornou-se luz, vida e vitória. Aleluia! Nesta noite, a comunidade se reúne para celebrar a ressurreição do Senhor – acontecimento histórico que a cons¬titui e identifica. Celebra Cristo, o novo Adão, a nova criação do mundo. Cristo é o Moisés que liberta o povo de todas as escravidões. Em Cristo o povo livre e peregrino, fundamentado na nova Aliança com Deus, vive a plenitude da promessa e faz a experiência da fraternidade e da partilha. O Círio Pascal é o símbolo de Cristo Ressuscitado que vence toda escravidão. Acendemos as nossas velas no Círio e saímos pelas ruas cantando a nossa ressurreição e nossa vitória no Ressuscitado.
Na Vigília Pascal, lembramos e renovamos o nosso batismo. Pelo batismo morremos e ressuscitamos com Cristo. Mergulhamos nas águas para enterrar todo pecado. Saímos da agua para simbolizar que em Cristo iniciamos uma nova vida, renovada e vivida no Espírito Santo. O momento alto desta noite é a celebração da Eucaristia. Bendizemos ao Pai que ressuscitou seu Filho e nos faz participantes da sua vitória sobre a morte. Reunidos ao redor da mesa, comemos o pão partilhado e bebemos o vinho, sangue derramado, como convivas, na esperança de um dia participar para sempre na festa do Reino, que um dia será plena e nunca se acabará. A Vigília, portanto, é constituída de três momentos fundamentais: o momento da Palavra, o momento do batismo e o momento da Eucaristia como ponto alto. Mas é preciso ver a Vigília pascal no contexto do tríduo pascal que engloba a sex¬ta-feira, o sábado e o domingo. Para os primeiros cristãos a grande participação na Páscoa de Cristo se dava na Vigília pascal. O desafio hoje é res¬gatar o sentido original da Vigília pascal como ápice do Ano Litúrgico e expressão máxima de participação na Ressurreição do Senhor. Nesta celebração da Vigília pascal, acolhamos a Palavra da ressurreição e deixemo-nos abençoar por esta Palavra. Passando pelas águas batismais, mergulhemos na imensidão da compaixão do Pai que nos recria para um novo jeito de viver. A Vigília Pascal nos liga e nos introduz na celebração do Domingo da ressurreição e nos move para a festa dos cinquenta dias de festa: “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos” (Sl 118). Mas a missa da Vigília é a verdadeira missa da Domingo de Páscoa. As outras missas durante o domingo são prolongamento da Vigília e mantém clima pascal festivo.

(Padre Osório Serrão – Pároco)

Postado em 28 março 2015 07:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop