COLORADO – Nossa terra, nossos tesouros

Postado em 30 outubro 2019 06:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com objetivo de divulgar as ações dos empreendedores do município de Colorado e possibilitar aos munícipes que conheçam empreendedores que acordam todo dia com a intenção de criar oportunidades de sucesso para suas famílias e outros cidadãos. Vamos falar um pouco da evolução que estão obtendo em suas atividades. As matérias serão divulgadas nas mídias sociais ligadas a prefeitura e Jornal produzido no município.

A primeira matéria será na Agroindústria Naturalle della Colônia, empresa genuinamente Coloradense. E fica o recado que a Secretaria da Agricultura está a disposição para sugestões e para acompanhar outro agro empreendedor dentro de nosso município.

Naturalle della Colônia
A propriedade da família schenckel fica na localidade de Arroio das Pacas no município de Colorado. Nesta tem produção de soja, trigo, hortaliças, frutas, leite e animais destinados à produção de carne. Mas, a mais ou menos 10 anos atrás outra atividade começou a ser desenvolvida na propriedade.

Na manhã de 28 de Outubro de 2019, as proprietárias da Empresa Sra. Celita Schenkel e sua filha Arieli Schenckel contaram um pouco da sua história de empreendedorismo.

Há 10 anos Celita começou artesanalmente em sua casa produzir bolachas que contribuíam para pagar os custos mensais de sua família. Incentivada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais começou a vender os produtos fabricados na feira do produtor realizada em Colorado. A qualidade dos produtos chamou atenção dos extensionistas da EMATER local, na época Mara e Jair.

Os técnicos começaram a incentivar Celita a produzir produtos para a merenda escolar. No ano de 2009 iniciou-se o processo para montar uma agroindústria que possibilitasse um incremento na produção. O processo na época foi bastante burocrático esclareceu Arieli. A Agroindústria após passar por várias analise de meio ambiente e vigilância sanitária, por fim, foi inaugurada em Maio de 2013. Antes da inauguração a família fez um investimento importante à casula da família entrou na universidade para cursar administração de empresas com o foco de Administrar o futuro empreendimento.

A empresa iniciada com fabricação de bolachas hoje tem em seu portfólio de produtos a fabricação de cucas (2 variedades), bolachas (8 variedades), pães (4 variedades), massa caseira, bolos para festas sob encomenda. Até hoje as bolachas são o carro chefe em vendas.

Além de Celita e Arieli, Irineu e Alisson trabalham na propriedade. Irineu o pai é responsável pela venda de campo e entrega enquanto Alison cuida dos animais e plantações da propriedade. Duas pessoas são contratadas para auxiliar na fabricação Marcieli Borges Dos Santos em tempo integra e uma diarista Teresinha Benini.

As proprietárias dizem que os elogios que recebem pela qualidade e sabor de seus produtos fazem com que trabalhem com mais satisfação. E segundo as mesmas o aporte financeiro a propriedade sofreu um acréscimo muito importante. Mas, para conseguir alcançar o reconhecimento dos consumidores os proprietários investem em profissionalização aos colaboradores, com cursos de boas práticas, panificação, fabricação de bolos, e consultorias de profissionais que ministram cursos dentro da própria empresa.

Dentre as dificuldades que citam a burocracia na legislação, a não possibilidade de compra de matéria prima direto de fábrica por ser empresa rural e a falta de mão-de-obra. Por outro lado o auxílio da Prefeitura, EMATER, Sindicato, e a facilidade do acesso a telefone, internet, estradas para vinda de matéria prima e entrega de produtos, o selo ¨Sabor Gaúcho¨criado pelo governo do estado que possibilita a comercialização em outros municípios tem cito de vital importância para o sucesso do empreendimento.

Ampliar o prédio onde está a indústria buscar novos mercados melhorar condições gerenciais, contar com mais mão-de-obra são metas dos proprietários para que possam se manter no mercado que é seu objetivo primordial.

A mensagem que a família Schenkel quer deixar é que apesar dos erros das fornadas de pães jogados fora é preciso gostar do trabalho, priorizar a qualidade no que faz, a cada dia ter muita força de vontade, pois no início tudo é mais difícil. Mas manter a cabeça erguida e trabalhar com afinco trazem o sucesso e a satisfação de produzir algo valorizado pelos consumidores.

Secretaria da Agricultura de Colorado

Postado em 30 outubro 2019 06:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop