COLORADO – Divulgados os indicados para o Troféu Destaque 2020

No último dia 12, nas dependências da Câmara de Vereadores, cedida gentilmente pelo seu presidente, Erlei Ferrari da Fonseca, representando os vereadores, e o advogado Fernando Signor, ocorreu a segunda edição do Premio Destaques do ano 2020.

Na ocasião, estavam representado o Executivo o prefeito Celso Gobbi, o vice-prefeito Ivalir Roveda, o secretário De Administração Ivan De Bortoli, e o secretário da Agricultura Luis Gilberto Rizzardi e o ex-vice-prefeito Delonei Pereira da Silva. Os representantes da Acicol através do Presidente Everton Roveda o Vice Paulo Sebastini, a representante da Cotrijal Sra. Lizete Guareschi. A imprensa representada pelo Sro Celso De Bortoli, Vitor Pereira da Silva e Jonas Scheitd alé do Engenheiro Agronomo Fabiano Gregório e o Méd.Vet. Jorge Henrique Gobbi. A homenagem criada pela Secretaria da Agrilcutura e Emater, teve incremento de indicações da Cotrijal, GVA e Acicol.

 Os destaques de 2020, foram os seguinte:

A Agropecuaria Zatt, foi agraciada com o troféu destaque pelo seu empreendedorismo em tecnologia na criação de bovinos de leite. A um ano atrás o plantel contava com 60 vacas, hoje são 100 animais sendo que o plantel deve aumentar pela intensificação de criação de novilhas.

No ano de 2020, os produtores instalaram um galpão com sistema freestall associado a um sistema de ventilação forçada¨ cross Over¨ . A partir dai os animais ficam confinados 24 horas por dia durante toda a lactação a uma temperatura ao redor de 20º graus variando com as necessidades.

Aire, Lisete, Fabiane, Fabricio Zatt, proprietários trabalham com ajuda de três funcionários para realizar as atividades leiteiras, além do plantio de grãos. A implantação da nova tecnologia no leite foi um divisor de águas, hoje a produtividade estabilizou acabou a sazonalidade. Os animais além de mais produtivos estão emprenhando mais facilmente e ele percebe o conforto deles na mansidão e tranquilidade que demonstram no dia a dia.

Fabricio cita o apoio que teve através da prefeitura, Sicredi, Emater, e pelo Veterinário Jorge Gobbi. Apesar de já notar muitas diferenças ele espera ano a ano um crescimento produtivo a partir da melhoria de manejo que a instalação esta proporcionando aos animais.

Além de almejar a comercialização de leite com sua marca própria, a propriedade tem um sistema de separação de dejetos, com isso a comercialização destes deve trazer outra renda.  Por fim empreendedor nos fala  que para alcançar um sonho tem que ter atitude e se identificar com o que faz, e buscar o tirar o máximo que a tecnologia pode proporcionar.

 A premiação para agroindústria de 2020, vai para o Apiário PAULINELLI. A empresa é exclusivamente familiar. Alison e Leandra juntamente com sua filha Cassia administrando 22 apiários distribuídos em 5 municípios: Colorado, Saldanha Marinho, Carazinho, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Ernestina.

O início das atividades foi em 2006 com 6 caixas de abelha onde vendia excedentes a amigos, mas já na época pensava em ter uma empresa própria ainda não estava definido que seria através das abelhas.

Quando o negócio tomou corpo algumas coisas mudaram. A primeira foi buscar sair da clandestinidade, a segunda fechar acordos. Hoje quem empresta a área além de ganhar polinização gratuita recebe 10% da produção de mel. Os empreendedores tem participação em feiras, parcerias com projetos de universidades e cursos enfim não param de se tecnificar e aprender.

O mel hoje é o carro chefe, e vendido em saches e potes de 250, 500 e 1000 gr. Além de esporadicamente participar de grupos de exportação onde o alimento e armazenado em tonéis de 200 kg e vendido principalmente para a Europa.

A produção anual varia de 4000 a 5000 toneladas ao ano, com 210 caixas mas a curto prazo deve chegar a 300 caixas. Alison cita que as parcerias são o principal suporte para o sucesso, dedicação e perseverança no que faz são cruciais para manter-se no mercado. Quando fala em parceria Alison diz uma frase interessante, ¨Tem muita gente dentro de um pote de mel¨, com isso ele quer dizer que as abelhas envolvem profissionais de muitos setores, desde o apicultor o fabricante de embalagem o pesquisador e ai assim por diante, por isso pra ele ter bons parceiros permite crescimento e sucesso na atividade.

Os agraciados pelo Troféu Destaque em Trabalho Comunitário, são pessoas e ou entidades que transformaram ideias em realidade buscando ajudar toda a sociedade do município. A professora Eliane trabalha em Colorado a treze anos como professora, além de estar a frente das atividades que se relacionam ao turismo na cidade. Seu nome foi escolhido, por ter criado o caminho dos presépios na praça do município evento este que já ocorre a 4 anos e a cada ano apresenta novidades. Outra ideia materializada pela Eliane, foi o atelier de Artesãos onde uma sala abandonada, virou uma oficina de sonhos.

O caminho dos presépios, inspirado no exemplo de família. Eliana diz que sua mãe sempre mantem a tradição do presépio onde as peças principais tem 62 e dois natais. A casa do artesão foi fundada em 9 de Julho de 2019, conta com 8 artesãos. A prefeitura doou o espaço, agua e luz, fica aberta ao publico as sextas das 8 as 11. Além de cursos os artesãos se preparam com visitas, e aulas via internet.

O artesanato, tem sido uma boa segunda renda aos envolvidos, sendo que pelo crescimento, alguns artesãos terão isto como sua renda principal. Eliane ensina que tem que gostar do que faz, ter persistência, e acreditar no potencial dos outros e principalmente no seu potencial. Eliane tem buscado junto com a Administração municipal o embelezamento da cidade e acredita no potencial que o turismo religioso tem em Colorado, e principalmente nas pessoas daqui.

Destaque Prestação de Serviço 2020, A C e C reformas empresa familiar de Ademar Carafini e Djonatan Carafini. Ambos eram sócios da Produfort e se especializaram em maquinas desenciladeiras. Perceberam uma boa oportunidade de prestar serviços de reformas destes equipamentos. Começaram fazendo este trabalho como uma subdivisão dentro da Produfort, sendo que após ocuparam um local junto a Metalúrgica PZ sendo que em Dezembro de 2017, após receberem um terreno na área industrial de Colorado, montaram estrutura própria.

A empresa além de fazer reforma de desensiladeiras, trabalha com prensagens de mangueiras e revisão de bombas e comandos hidráulico. Atualmente além dos proprietários 1 funcionário trabalha com eles na empresa. Prestam assistência aos 3 estados do sul que é onde as desensiladeiras  produfort, marca agora pertencente a Mepel tem a maior abrangência de comercialização.

A empresa pretende no futuro ter uma área de venda de equipamentos reformados tendo pra isto uma área comercial. Ter uma divisão dentro da empresa com montagem de mangueiras hidráulicas para outras indústrias.

Atualmente toda a formação dos profissionais é baseada nas informações vindas da Mepel e dos fornecedores de bomba hidráulica. Quanto ao espaço Físico a C e C reformas pretende em breve ampliar o galpão para ter uma cabine de pintura, já que a área concedida pela administração municipal permite um tamanho confortável para que isto ocorra

Djonatam nos conta que a principal dificuldade que enfrenta é a falta de mão de obra especializada. E ensina que o que tem ajudado a empresa crescer é a preocupação em atender bem seus clientes e fazer um trabalho honesto e com esmero.

Além de estar contente pela boa clientela que a empresa possui atualmente os sócios da C e C agradecem a Produfort hoje Mepel, o escritório avenida e a metalúrgica PZ como parceiros que contribuíram para a empresa dar certo.

Destaque Comercio 2020, o destaque foi para empresa JL energia, é uma empresa que realiza comercialização e instalação de placas para geração de energia solar. A empresa pertence aos engenheiros elétricos Lucas Valério e Joel Preci os dois jovens Engenheiros formados em 2015 planejavam durante a época de estudo montar um projeto empresarial próprio. A produção de energia elétrica através de placas fotovoltaicas foi uma oportunidade inovadora, lucrativa e por ser ecologicamente correta, pois produz energia de forma limpa chamou a atenção dos engenheiros.

A empresa inicialmente fundada em 2016, estabeleceu-se em Marau sendo a sede depois transferida para Colorado em 2019. Atualmente a empresa conta com números muito expressivos. São 200 projetos instalados nas áreas de pecuária, agricultura, domiciliar, comercial, industrial, hospitalar e hotelaria em 26 cidades diferentes na região do Alto Jacuí.

Um dos últimos projetos é a conclusão de uma das maiores usinas fotovoltaicas do estado instalada em telhado. Hoje seus projetos tem instaladas 1102 placas. Para facilitar a compreensão estas placas podem gerar energia suficiente para 135 casas, com o conforto dos domicílios atualmente.

Claro que a formação dos empresários não parou nos bancos universitários. A participação em feiras do setor, cursos presenciais e agora online tanto técnicos como de projetos de negócios são rotina, pois, é um setor que evolui rapidamente com novidades a todo o momento.

Quanto a questão estrutural são 8 pessoas envolvidas diretamente em cada projeto desde a parte comercial instalação e pós-venda. Além de 4 representantes comercias que realizam a divulgação da empresa diretamente aos clientes.

Lucas nos conta que como a produção de energia através de placas fotovoltaicas era uma novidade difundir o sistema teve suas dificuldades, mas ensina que quando temos uma ideia é preciso persistência, honestidade e comprometimento com o cliente.

Destaque Agricultura, o agraciado com o troféu neste ano é dos produtores Adriano e Rubiani Xavier. Adriano e a sua família possuem hoje no distrito de Vista Alegre mais de 5.000 metros quadrados de estruturas de cobertura plástica e mais 1,5 hectares de área aberta destinados a produção de espécies olerícolas que vão desde as folhosas como alface, couve, rúcula, agrião, e temperos até espécies como morango e repolho. Na sua propriedade o produtor trabalha em diversos sistemas de produção que contemplam o uso de sistemas de hidropônica, semi hidropônia e também em cultivo de chão. A atividade que começou como uma alternativa de renda hoje é a principal atividade da família, que atende uma rede de mercados no município de Carazinho e também realiza vendas no comércio local.

Atualmente existe interesse da filha em se especializar na atividade e agregar novas culturas para incremento da renda. Como mensagem o produtor coloca que a atividade precisa de persistência e busca constante de conhecimento, que é bastante trabalhosos mas muito gratificante produzir alimentos para as pessoas.

Destaque Produtor de Cereais Cotrijal, o agraciado com o troféu neste ano é o produtor Flavio Rizzardi e sua família. O produtor Flavio tem em sua propriedade um sistema produtivo baseado na sustentabilidade, onde em seus 78 hectares de lavoura realiza manejos e adota práticas visando a conservação de solo, sucessão e rotação de culturas a fim de propiciar um sistema sustentável e estável em termos de produtividade e retorno financeiro. Em sua propriedade que em termos de dimensão representa muitos exemplos do município é possível observar de forma prática que através de conhecimento, de agregação de tecnologia, uso de um sistema produtivo que envolve produção de soja, milho, trigo e canola sempre de forma planejada e organizada é possível a obtenção de excelentes índices de produtividade e isso de forma estável ao longo dos anos e mesmo em anos de adversidades climáticas a produtividade tende sempre a atingir bons resultados. Como mensagem o produtor coloca que o importante na atividade é a persistência e nunca desistir diante dos desafios e que é preciso gostar da atividade para que se possa cada vez mais agregar ferramentas que possam melhorar o sistema.

Destaque Produtor de Cereais Agro GVA: O Agraciado com o troféu neste ano é a família do senhor Dirceu Luiz  Sandri (in memoria). A Agro GVA como forma de homenagem a um de seus sócios fundadores indicou a família do senhor Dirceu Luiz Sandri para receber esta homenagem. Dirceu sempre foi uma pessoa dedicada a comunidade e agregador de pessoas em prol de objetivos comum. Em sua sociedade com os irmãos conseguiu através de muito trabalho e dedicação a obtenção e bons índices de produtividade nas áreas de produção da família. O espirito de empreendedorismo foi marcante em sua trajetória com exemplos como o condomínio De Laori e a Agro GVA, sociedade de produtores rurais e empreendedores de Vista Alegre. Desta forma convidamos a família para que recebe o troféu como forma de homenagem a este cidadão que tanto contribui para a sociedade e para o município de Colorado.

Jorge Henrique Gobbi, médico veterinário

Compartilhe: