Coloradense tem trabalho científico aprovado em congresso brasileiro

COLORADO – O estudante e servidor público Daniel Potrich Barzotto teve trabalho científico aprovado no maior congresso de Contabilidade do País, o Congresso Brasileiro de Contabilidade. O artigo foi desenvolvido juntamente com o professor mestre Cézar Volnei Mauss, a partir da monografia realizada para defesa da Especialização em Gestão Pública pela UFSM. O congresso será nos dias 26 a 29 de agosto de 2012, em Belém (PA).

O tema do trabalho selecionado é: Custo x Qualidade: Análise da Gestão do Ensino Básico Municipal na Região do Alto Jacuí Riograndense. Esse é o segundo artigo do Daniel que foi aprovado em congressos nacionais. O primeiro foi no maior congresso de Administração, Congresso EnAMPADI, em 2010, que na oportunidade foi realizado no Rio de Janeiro. Esse primeiro artigo foi a partir da monografia apresentada na graduação em administração na Ulbra.

O artigo aprovado nesse ano foi desenvolvido a partir do primeiro artigo em 2010. Naquela oportunidade, Daniel calculou o custo unitário de cada aluno na rede básica de ensino na Região da AMAJA e o confrontou com o custo do particular, provando que na maioria dos municípios o ensino público é muito mais caro quando comparado ao privado.

Na pós-graduação Daniel deu sequência ao estudo e comparou os investimentos em educação com os resultados do IDEB, para analisar se o gasto resulta educação de qualidade. Esse assunto foi notícia na mídia dos últimos dias, sendo discutido em jornais e noticiários, afirmando que nosso estado é o que menos investe em educação, mas ninguém provou que precisamos investir mais, pois os índices de qualidades não foram apresentados. Dessa maneira o último artigo procurou demostrar se os recursos públicos da nossa região estão gerando educação de qualidade. Em futuras edições será apresentado os resultados do trabalho.

Compartilhe: