Clínicas privadas fecham acordo por 5 milhões de doses da vacina Covaxin, da Índia

Postado em 28 janeiro 2021 05:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No entanto, compra e importação só podem ser efetivadas com aval da Anvisa

As negociações para a compra de 5 milhões de doses da vacina Covaxin para clínicas privadas foram concluídas.

Movidas pela Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) e pela importadora Precisa Medicamentos, a intenção é adquirir o lote do imunizante da farmacêutica Bharat Biontech, da Índia. As informações são do jornal Valor Econômico.

As conversas acontecem, agora, com as clínicas privadas brasileiras para a venda da vacina. As condições para a compra dependem do número de doses adquiridas: poderão ser, no máximo, 400 mil e, no mínimo, 2 mil.

De acordo com o Valor Econômico, o prazo para as clínicas fecharem os pedidos com a importadora é a próxima sexta-feira (29).

Para reservar o lote, as empresas terão que pagar um adiantamento de 10% do valor do contrato.

Anvisa
Há no entanto, a possibilidade de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprovar o imunizante e, neste caso, o valor será devolvido às clínicas.

A farmacêutica Bharat Biontech espera que a vacina esteja disponível já em abril para o mercado particular, após o fim dos estudos da fase 3 da Covaxin.

No entanto, a Anvisa veda a venda de vacinas por clínicas particulares quando os imunizantes ainda estão em caráter de uso emergencial, ou seja: a Covaxin precisaria entrar com pedido de uso permanente – processo mais demorado.

Outro detalhe é que a Anvisa não permite aplicação de vacinas no Brasil sem que antes tenham havido testes clínicos em território nacional. Esse impasse foi também o que travou as negociações com a vacina Sputnik V.

Postado em 28 janeiro 2021 05:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop