ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clima seco e frio se mantém no Estado

Postado em 15 julho 2012 09:08 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A semana vai ser fria e seca para os gaúchos, especialmente nas manhãs deste domingo e de segunda-feira. A temperatura mínima pode chegar a -2ºC na Serra ao amanhecer desses dois dias. A partir de quarta-feira, o frio deverá dar uma trégua durante a tarde.

A temperatura baixa em todas as regiões do Rio Grande do Sul se deve ao deslocamento de uma massa de ar frio de origem polar. Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia, o centro da massa de ar está entre a Argentina e o Uruguai durante o final de semana, o que determina a continuidade do frio ao longo dos próximos dias. No sábado, a temperatura mais baixa registrada pela central foi 1,3ºC, em Quaraí.

O sol se mantém, embora haja uma tendência à nebulosidade em algumas partes do Estado neste domingo (veja abaixo). Mas há uma possibilidade de chuvas esparsas na Serra e no Litoral na segunda-feira – e, na terça-feira, também na Região Metropolitana.

– Devido a uma instabilidade no oceano, na altura de Santa Catarina, é possível que haja um pouco de chuva nessas partes do Estado – explica Puchalski, acrescentando que a chance de chuvas mais intensas só deverá surgir a partir da semana do dia 23.

Depois das manhãs e das noites geladas, é possível que as tardes sejam um pouco mais amenas – mas só a partir de quarta-feira. Para este domingo, por exemplo, a temperatura máxima prevista para o Rio Grande do Sul fica entre 14ºC e 16ºC. Na quinta e na sexta-feira, os termômetros poderão marcar entre 18ºC e 20ºC à tarde.

Domingo
O tempo deverá ficar seco no Estado. Haverá sol, mas com predomínio da nebulosidade no Sul, no Litoral e na Capital, em boa parte do dia. Ao amanhecer, a temperatura mínima poderá chegar a -2ºC na Serra. À tarde, os termômetros não deverão marcar mais do que 16ºC.

Segunda-feira
O frio e o tempo seco vão persistir – embora com possibilidade de chuva no Litoral Norte e na Serra. O amanhecer na Serra poderá ser ainda mais frio que no domingo. À tarde, as temperaturas máximas também serão semelhantes às da véspera.

Terça-feira
A tendência será de o frio diminuir levemente, mantendo-se o clima seco na maior parte do Estado. Há chance de chuva no Litoral Norte, na Serra e em parte da Região Metropolitana.

Temperaturas mínimas verificadas no sábado em algumas cidades gaúchas:
Alegrete – 3,2ºC
Bagé – 2,6ºC
Bento Gonçalves – 6,2ºC
Canela – 4,9ºC
Canguçu – 5,6ºC
Canoas – 4ºC
Chuí – 4ºC
Dom Pedrito – 3,6ºC
Frederico Westphalen – 3,4ºC
Lagoa Vermelha – 4,3ºC
Livramento – 6,1ºC
Palmeira das Missões – 6,4ºC
Passo Fundo – 4,7ºC
Porto Alegre – 7,2ºC
Quaraí – 1,3ºC
Rio Grande – 5,4ºC
Santa Maria – 11ºC
São Gabriel – 3,1ºC
São José dos Ausentes – 1,5ºC
Soledade – 5,3ºC
Vacaria – 1,5ºC

Clicrbs

Postado em 15 julho 2012 09:08 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop